Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nikkeis na Literatura Internacional

7 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageQuando muitos nomes nikkeis aparecem em diversos países do mundo, com destaque nos seus trabalhos literários, parece natural que se questione a razão para tanto. O caso de Hanya Tanagihara, uma norte-americana hoje radicada no Soho, em Nova Iorque. Ela nasceu em Los Angeles de uma família havaiana e é um dos casos que aguça esta questão.

Hanya Yanagihara, na foto que ilustra o artigo publicado no The Wall Street Journal

Kazuo Ishiguro, nascido no Japão, é destaque na Inglaterra, onde vive fazendo sucesso no mundo. Alguns outros poderiam ser lembrados, reforçando esta percepção da existência de algo que favorece esta tendência. Uma delas parece ser a dificuldade de se expressar oralmente herdada pelos descendentes de japoneses, por serem mais introvertidos, uma qualidade valorizada na cultura japonesa. Acabam expressando seus pensamentos pela escrita, o que fazem com profundidade e análises interessantes, que atraem a atenção dos críticos e dos leitores.

Hanya Yanagihara está se destacando com o segundo livro, que leva o nome em inglês “A Little Life”, ainda sem tradução para o português. O primeiro, “The People in the Trees”, já chamou a atenção dos editores, mesmo não tendo atingido uma vendagem expressiva, o que está sendo obtido neste seu segundo livro, impressionando críticos e editores.

image

                                     Capa do livro A Little Life

Os críticos expressam que são chocados pela força de sua descrição, inclusive alguns comportamentos homossexuais entre amigos. As muitas matérias que estão sendo publicados pelos trabalhos da Hanya Yanagihara, com grande admiração, despertam o interesse pela sua leitura com a brevidade possível.

As informações disponíveis são de que ela continuará seu trabalho como editora, não cogitando ainda da elaboração do seu terceiro livro, o que parece ser inevitável. Já existem cogitações que o seu A Little Life seja aproveitado para a produção de um filme.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: