Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Rio São Francisco de Integração Nacional

17 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Como o território brasileiro é muito amplo, poucos brasileiros têm a oportunidade de conhecê-lo com detalhes, mas sempre seria interessante que qualquer tempo fosse utilizado para conhecer o fabuloso Vale do Rio São Francisco.

clip_image002

Mapa do Fabuloso Vale do Rio São Francisco

Uma das regiões mais fabulosas deste imenso Brasil que todos os brasileiros deveriam conhecer é o fenomenal Vale do Rio São Francisco. Ele começa no Estado de Minas Gerais, percorre o Estado da Bahia, divide-o com o Estado de Pernambuco, divide os Estados de Sergipe e Alagoas e vai desaguar no Oceano Atlântico, perfazendo 2,7 mil quilômetros de extensão. Algumas matérias publicadas por André Miranda no site de O Globo traz informações atualizadas sobre alguns dos seus pontos, bem como algumas curiosidades.

Conheço algumas localidades deste Vale, pois tenho um primo que possui um empreendimento agrícola na região de Pirapora, trabalhando com irrigação para a produção de frutas, ainda na parte do Alto. Também conheço a área de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco, já no Estado da Bahia, na região que separa a Chapada Diamantina com o além São Francisco, onde Barreiras é um dos mais importantes centros de produção agrícola do País, principalmente de cereais. A represa de Sobradinho, já no Norte do rio São Francisco, é suntuosa e se aproxima da divisa baiana de Juazeiro e Petrolina pernambucana, duas importantes cidades do Vale. Segue-se uma das mais importantes regiões irrigadas do Brasil, onde se produz muitas frutas, inclusive uvas da melhor qualidade, até chegar pela represa de Itaparica à imperdível queda de Paulo Afonso, ainda que hoje utilizada por uma hidroelétrica, para se chegar à divisa de Sergipe e Alagoas. Portanto, o São Francisco é intensamente aproveitado para a geração hidroelétrica, servindo também como um meio de transporte.

Uma longa viagem pelo São Francisco acaba sendo um curso sobre o Brasil, ainda que hoje atingido por uma das mais longas estiagens. As matérias de André Miranda informam sobre quem vive transportando populações de uma margem para a outra, sendo que hoje muitas áreas permitem fazê-lo a pé, pois o rio está baixo com a carência de chuvas.

clip_image003

Cerrado baiano hoje melhor aproveitados

O Vale é salpicado por cidades ribeirinhas e acolhe atividades agropecuárias extensivas, com projetos importantes de irrigação. Suas marcas são predominantemente do interior nordestino, havendo suntuosas árvores de flamboyant com suas maravilhosas flores vermelhas ao lado de áreas que ainda são de cerrados.

clip_image005

Florada do Flamboyant no Vale do São Francisco

O Vale do São Francisco vai acabar se rivalizando com as melhores regiões irrigadas do mundo, como o da Califórnia, desde que seus rios sejam protegidos para se evitar as estiagens, notadamente nas suas margens e dos afluentes.

clip_image007

Frutas irrigadas no Vale do São Francisco

Visitando alguns projetos de frutas irrigadas do São Francisco com um especialista japonês, constatamos que estavam sendo utilizadas mais de 10 vezes da água necessária, provocando a terrível salinização. Hoje, muitos projetos utilizam o gotejamento, uma técnica de Israel que permite que somente a água necessária seja fornecida ao pé das plantas.

Uma curiosidade consta das matérias de O Globo. Trata-se do personagem conhecido como Galinha Tonta, hoje com 57 anos, que vive modestamente como baleiro numa cidade 57 mil habitantes, no município de São Francisco. Por incrível que pareça, ele fala inglês, alemão e japonês, mesmo sem nunca ter estudado. Aos sete anos de idade, passou por um trauma e começou a sonhar com as visitas noturnas de Paul, Toshio e Hans, tendo aprendido estes idiomas com eles.

clip_image009

Poliglota: Galinha Tonta vive no município de São Francisco e se tornou uma celebridade depois de aparecer, em consagrados programas de televisão – André Teixeira / Agência O Globo, foto inserido no artigo publicado no site de O Globo

Ele acabou sendo entrevistado por importantes emissoras de televisão. Sua habilidade foi constatada por um padre alemão com o qual conversou no seu idioma, que lembrou o dom do Espírito Santo para sua mãe. Depois, com um pastor japonês que o viu nestes programas e o convidou a viajou por seis meses pelo Japão. Até hoje, ele continua saudando a todos em inglês, alemão e japonês, no interior do Vale do São Francisco.

Se ainda existem brasileiros que não acreditam em milagres, seria recomendável uma visita ao Vale do Rio São Francisco, onde continuam ocorrendo fatos inacreditáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: