Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Oa Problemas do Alibaba

19 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Jack Ma é certamente dos mais ousados empresários que apostou forte com o lançamento da maior IPO do ano no mundo. No entanto, com a mudança do clima de crescimento da economia chinesa, ele passa a enfrentar desconfianças sobre o futuro da Alibaba, que sofre queda das cotações nos mercados de capitais.

Jack Ma, o agressivo empresário da Alibaba, enfrenta redução das cotações de suas ações no mercado de capitais com a mudança do crescimento da economia chinesa

Um artigo publicado por Luiu Yllun Chen, originalmente publicado no site da Bloomberg, foi reproduzido no site da UOL em português informando sobre os problemas enfrentados pelo grupo com a redução do crescimento da economia chinesa, além de outros revezes encarados pela maior empresa de vendas pela internet.

A ousadia de Jack Ma e a pouca racionalidade do mercado de capitais influenciado por uma agressiva campanha permitiu que a maior IPO do mundo fosse lançada, proporcionando recursos surpreendentes para o grupo controlador, do qual também faziam parte outros grupos que podem ser considerados agressivos. Agora, os investidores estão assustados com a queda da sua cotação, com perspectivas da possibilidade de prejuízos adicionais com a persistência do atual quadro. Certamente, investidores conservadores evitariam riscos desta natureza, pois a campanha que não tinha permitido a operação menor fosse efetuada em Hong Kong, mas efetivou-se na Bolsa de Nova York num quadro econômico onde ainda prevalecia o otimismo.

A intenção do grupo era ampliar suas atividades no exterior, notadamente nos Estados Unidos, tornando-se um dos maiores conglomerados de venda pela internet no mundo. Mas o quadro que começou a mudar na China também acabou alterando o cenário de elevado otimismo em muitas partes do mundo, que enfrentam dificuldades variadas. Depois de terem subido 70% após o lançamento da IPO, suas cotações desabaram, deixando dúvidas com relação ao futuro.

O grupo teve problemas com a acusação da comercialização de produtos falsificados, provocando também a mudança do seu principal executivo. Ainda predominam analistas que fazem avaliações positivas, mas o germe da desconfiança acabou afetando o grupo que pode encontrar dificuldades para superar seus problemas. Infelizmente, mais que do que a racionalidade nas avaliações, sentimentos emocionais estão envolvendo o grupo.

Algumas revistas acabaram publicando notícias desfavoráveis, afirmando que os envolvidos estão baseados em dados incorretos, podendo haver até uma desconfiança diante do comportamento exageradamente agressivo dos chineses.

Além do mercado de capitais envolver sempre elevados riscos, há que se considerar que ele é muito influenciado por comportamentos emocionais coletivos que podem exagerar as altas, como também aprofundar suas quedas. São aplicações para investidores agressivos, havendo informações que muitos grandes aplicadores já se retiraram do mercado de seus papéis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: