Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas de Opinião Efetuados pelos Jornais Japoneses

21 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Os grandes jornais japoneses efetuaram pesquisas de opinião da população após o projeto de ampliação das atividades do Sistema de Autodefesa do Japão terem sido aprovados pela Dieta. Todos indicam as mesmas tendências das desaprovações serem superiores às aprovações.

clip_image002

Gráfico publicado no artigo do The Yomiuri Shimbun sobre o assunto

Um artigo publicado no Japan Today, com base no despacho da Thomson Reuters, informa que os resultados obtidos pelo Nikkei, Asahi, Mainichi e Yomiuri são semelhantes, todos mostrando que as desaprovações superam as aprovações. Isto cria um clima desagradável para o primeiro-ministro Shinzo Abe, que forçou a sua aprovação. A evolução destas tendências pode enfraquecê-lo, e ainda que reformas sejam efetuadas no seu Gabinete dificilmente os problemas serão superados.

Este site já tinha postado que a população japonesa é pacifista e como são politicamente evoluídos não suportam políticos que forçam aprovações de orientações contra a sua vontade. Nota-se no gráfico que esta tendência já vem se observando com pequenas flutuações.

Os entendimentos que estão sendo feitos com os países vizinhos e também com os Estados Unidos acabam enfraquecendo as orientações do atual governo, levantando a possibilidade da convocação de eleições gerais, usual no sistema parlamentarista, ainda que a medida tenha sido aprovada pela Dieta.

clip_image003

Primeiro-ministro Shinzo Abe numa situação desconfortável

Mesmo nela houve contrariedades até com conflitos físicos da parte dos partidários das duas orientações. Diferentemente do sistema presidencialista adotado no Brasil, quando existem diferenças políticas desta natureza, os mecanismos usuais são de queda do Gabinete ou convocação de eleições gerais para observar que a Dieta reflita as opiniões dos eleitores. Tal discrepância é um fato inusitado e não costuma ser tolerado por muito tempo.

Estes mecanismos democráticos são formas para permitir que as decisões governamentais estejam em consonância com o pensamento dos eleitores, sem que nenhuma crise se torne inevitável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: