Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Reforma Indispensável no Japão

11 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image001Muitos imaginam que somente países como o Brasil necessitam de reformas importantes, quando o Japão e a China também estão empenhados nestes aperfeiçoamentos. Um artigo publicado no Financial Times informa sobre uma operação de IPO envolvendo US$ 11 bilhões para levantar recursos para estas reformas no Correio do Japão, que detem os maiores banco e seguradora do mundo.

Um artigo elaborado por Lee Lewis e publicado originalmente no Financial Times foi republicado em português no Valor Econômico informando sobre uma operação de IPO que envolve a captação de US$ 11 bilhões, a maior do ano no mundo, com o objetivo de levantar recursos para as reformas que serão introduzidas no sistema de Correio do Japão. Como existem agências do Correio em qualquer localidade daquele país, os mesmos são utilizados para os depósitos populares de toda a população japonesa, bem como seguradora para todas as operações, inclusive de vida. Os montantes destas operações estáveis resultam no maior banco e seguradora, o que também ocorre em outros países como a França. Seus recursos são utilizados para fomentos como do JBIC – Japan Bank for Internacional Cooperation, como dos financiamentos do comércio exterior do Japão.

Os japoneses consideram que este sistema não tem a eficiência desejada e as autoridades estão procurando recursos para efetuar uma reforma completa. O sistema conta com 200 mil funcionários e 24 mil agências espalhadas por todo o país. As autoridades japonesas esperam que do total 90% devem ser vendidos no Japão para investidores de varejo, mas não está se registrando um entusiasmo no exterior.

As grandes corretoras mundiais, como a Nomura Securities, Goldman Sachs, Mitsubishi UFJ, Morgan Stanley e JPMorgan, foram nomeadas como coordenadoras globais, dentro da política econômica japonesa chamada Abeconomics, que continua sendo colocada em dúvida por muitos analistas.

São indícios que as dificuldades são observadas em muitos países no mundo globalizado, onde nem tudo caminha como seria desejável, exigindo mudanças de muitas autoridades.


2 Comentários para “Reforma Indispensável no Japão”

  1. Carlos Frederico
    1  escreveu às 13:21 em 14 de setembro de 2015:

    Muito interessante o artigo, não tinha ideia que tal coisa existia. Nas poucas vezes que entrei em um banco no Japão, achei o estabelecimento bastante humilde, se comparado ao do Brasil, até um tanto tosco e a maior parte dos clientes de idade elevada.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:26 em 14 de setembro de 2015:

    Caro Carlos Frederico,

    O correio em todos os países precisam estar presentes em todas as localidades, e estas instalações são aproveitadas para exercerem atividades bancárias básicas. No Brasil esta atividade está privatizada e até lojas lotéricas são aproveitadas para alguns pagamentos e cobranças.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: