Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Surpreendente Eleição em Cingapura

14 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Quando todos esperavam que a oposição em Cingapura conseguisse aumentar a sua pequena participação, a situação conseguiu uma vitória arrasadora, naquele minúsculo país desenvolvido que alguns consideram que se encontra numa ditadura de fato, mas cujos resultados eleitorais ninguém duvida.

clip_image002

Ilustração constante do artigo do The Economist

Todos sabem que Cingapura passou de um porto estratégico controlado pelos ingleses para um país-ilha-cidade. Conseguiu a independência junto com a Malásia, da qual acabou se separando, mas mantém um forte intercâmbio com ela, Contou com um longo e profícuo comando com mão de ferro de seu líder Lee Kwan Yew, falecido em março último. Ele já tinha passado o bastão para seu filho Lee Hsien Loong, que conseguiu ampliar o seu poder, agora com o apoio dos seus eleitores.

Todos admitiam que o PAP – People’s Action Party continuaria mantendo o poder naquele país, mas esperava-se que a oposição conseguiria aumentar a sua presença, o que ajudaria até a sua situação política. Mas possivelmente a morte do seu líder consolidou o país, bem como a estratégia populista adotada pelo seu filho e sucessor conseguiu empolgar os seus eleitores. Esta ação popular é de consolidação de sua classe média que pode ser considerada de elevado padrão, contando com todo o bem-estar difícil mesmo em países industrializados como da Europa, Estados Unidos ou Japão, além de outras regiões desenvolvidas da Ásia, como Hong Kong e Taiwan.

Numa recente visita que fiz àquele país, depois de ter acompanhado por décadas o seu desenvolvimento desde quando era ainda um complexo aglomerado de chineses, malaios, hindus e empresários de todo no mundo, observei que Cingapura já tinha consolidado uma situação invejável até mesmo para as melhores regiões desenvolvidas do mundo, com uma disciplina que se tornou uma marca de sua cultura.

Cingapura sempre foi uma cidade limpa, onde não se encontra sequer um pequeno pedaço de papel na rua, com um trânsito organizado e hoje com grandes edifícios de apartamento. Seu aeroporto internacional de Changi é considerado dos melhores do mundo, e se desloca para o centro por um amplo jardim de elevada qualidade, por uma estrada impecável. Conseguiu-se desenvolver com pequenas indústrias de elevada tecnologia, sendo hoje um grande centro financeiro e estudantil, que atrai a população de todo o Sudeste Asiático.

clip_image004

Cingapura é uma moderna cidade país portuária, com muitas atrações turísticas de alto padrão

Grandes e imponentes edifícios com arquiteturas atualizadas abrigam atrações de elevado nível para os turistas internacionais. Os seus hotéis são do mais alto padrão como os restaurantes e lojas, muitos de elevado luxo. Mas tudo indica que os atendimentos são para a sua população e visitantes que sugerem padrões de uma alta classe média, não se observando ostentações de novos ricos. Que os eleitores desejem a continuação desta situação parece natural, ainda que existam críticos desejando um maior grau de descentralização política.

O problema que podem enfrentar são os desejos de fluxos de imigrantes de outros países vizinhos, mas ainda existem controles, como ocorre também na disponibilidade de automóveis para não exagerar os congestionamentos do trânsito. Com o tempo, tudo indica que haverá aspirações de mais liberdade política, com pensamentos mais diversificados. Mas muitos ainda admitem se tratar de uma “ditadura” esclarecida, que irá se aperfeiçoando com lentas mudanças.


2 Comentários para “Surpreendente Eleição em Cingapura”

  1. Boris
    1  escreveu às 21:01 em 15 de setembro de 2015:

    É estranho que somente pontos bons são mostrados de Cingapura, tirando o óbvio problema político. Porém, penso eu que não seja muito bom morar em um país tão pequeno.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:53 em 16 de setembro de 2015:

    Caro Boris,

    Cingapura é um pequeno país que funciona como uma espécie de Capital do Sudeste Asiático. Seria recomendável que a conhecesse, pois está servindo de exemplo para muitos outros países pequenos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: