Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ampliação dos Hedge Funds Chineses

21 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Um artigo elaborado por Shuhei Yamamoto e Noriyuki Doi, publicado no Nikkei Asian Review, mostra a multiplicação de empresas atuando como hedge funds na China, diante das fortes flutuações erráticas que estão ocorrendo naquela economia, registrando ainda elevadas perdas em determinados casos.

Foto da sede do Shanghai Chaos Investment que ilustra o artigo publicado no Nikkei Asian Review

Todos sabem que fortes flutuações estão ocorrendo na economia chinesa e os riscos gerados por eles necessitam contar com o adequado hedge para evitar-se complicações. Isto se torna possível quando muitos operadores atuam em variados sentidos, o que ainda está sendo perseguido na China. O caso mais notório foi a rápida e substancial subida das cotações das ações no mercado de Xangai, que acabou sofrendo posteriormente uma súbita redução, causando prejuízos para investidores sem largas experiências nesta situação que está sendo denominada como novo normal naquele país.

Já surgiram algumas empresas que atuam como hedge funds, mas ainda em baixa quantidade. Espera-se que o seu número se eleve com o tempo, criando possibilidades de redução dos riscos destas fortes variações. Sempre existem riscos, sendo que alguns podem ser minimizados, pois existem movimentos especulativos que procuram exagerados ganhos, também provocando grandes perdas.

Todos pensam ter conhecimentos que permitam antecipar tanto as altas como as quedas, mas os ganhos de alguns costumam provocar perdas de muitos que chegam com pequenas defasagens no mercado. Quando se trata de câmbio, por exemplo, costuma haver as duas faces, dos que importam com os que exportam, em grande número de operadores, permitindo um hedge razoável.

Mas existem fenômenos que nem sempre contam com os dois lados, e muitas vezes as autoridades acabam interferindo no mercado, pelas mais variadas razões, havendo os casos em que os prejuízos acabam sendo socializados, ou seja, divididos por todos. O fato concreto é que em economia não costuma haver lanches grátis, havendo sempre alguns que ficam com os lucros, e outros com os prejuízos. Quando se está especulando, ainda que ajudem a aumentar a liquidez, as perdas precisam ser suportadas pelos operadores pelas suas ganâncias.

O que se associou na China são flutuações no mercado de ações com os riscos de algumas commodities importadas, como o cobre que tende a ter movimento em contrário. Como os chineses pretendem transformar sua economia em uma das importantes no mundo, precisam que seus mercados funcionem adequadamente, e a existência de hedge funds é uma das condições.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: