Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Efeitos Mundiais do El Niño no WSJ

13 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Este site vem antecipando que preços de alguns produtos agrícolas podem sofrer fortes impactos com as consequências do fenômeno climático conhecido com El Niño, que está sendo previsto como dos mais rigorosos das duas últimas décadas.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no The Wall Street Journal

Os impactos mais sensíveis até agora foram na Ásia, mas lamentavelmente deve chegar à América Latina. As correntes marítimas no Pacífico estão sensivelmente acima do normal, no mínimo desde 1950. O artigo refere-se à possibilidade da produção de cana no Brasil ser afetada, mas os excessos de chuva estão ocorrendo na região sul do País.

Na Austrália, na Ásia e parte da África, as culturas que poderão ser prejudicadas são de óleo de palma, trigo, cacau e café. O preço do açúcar já subiu no mercado internacional em cerca de 30%, os produtos derivados do leite em aproximadamente 35%, o óleo de palma, importante para consumo da Ásia, por volta de 13% e o trigo em torno de 6%.

Os consumidores sofrerão seu impacto, pois, segundo a FAO, os preços de alimentos já acusaram crescimento em setembro último. Em Cingapura, o clima está com uma nuvem escura, como decorrência das queimadas que estão ocorrendo na Indonésia.

Na Tailândia, está se prevendo uma produção de arroz com queda de 15 a 20%, apesar das melhorias de variedades que estão ocorrendo na Ásia. Na Austrália, a produção de trigo, de algodão, grão de bico e do gado está sendo prejudicada. O trigo está com a produção em queda em parte dos Estados Unidos e do Mar Negro, na Europa.

Há esperanças que a produção de açúcar no Brasil até seja beneficiada, o que poderá proporcionar algumas receitas de moedas estrangeiras com a sua exportação. Mas alguns produtos agrícolas importantes no abastecimento local poderão ser prejudicados, provocando pressões inflacionárias.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: