Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estados Unidos Pedem Desculpas Pelo Ataque

8 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Já postamos neste site a nossa admiração pelos trabalhos voluntários executados pelos Médicos sem Fronteiras, normalmente em situações extremas e esta atrocidade no hospital de Kunduz, no Afeganistão, exige muito mais que pedidos oficiais de desculpas feitos pelos Estados Unidos.

clip_image002

Fotos do hospital bombardeado em Kunduz, no Afeganistão

As informações hoje disponíveis mostram que os bombardeios tiveram como alvo o hospital dos Médicos sem Fronteiras, onde morreram 22 pessoas entre funcionários e pacientes, apesar do aviso aos que estavam bombardeando. Não foram atos isolados decorrentes de erros, mas quatro ou cinco ataques no intervalo de uma hora, que caracterizam crimes indesculpáveis de guerra, cujos responsáveis precisam ser punidos.

Informa-se que um avião bombardeiro atacou o hospital e depois de algum tempo voltou a fazer o mesmo, com os responsáveis avisados do que estava ocorrendo. Algumas informações atribuíam às forças afegãs os pedidos para impedir tais atos, quando os norte-americanos deveriam ter conferidos todos os dados.

clip_image004

Manifestações do Code Pink, voluntários norte-americanos

Espera-se que estes tipos de atos não se repitam. atingindo vítimas que trabalham voluntariamente nas condições mais adversas por puro idealismo, onde pessoas normais não se arriscariam. São heróis que precisam ser lembrados e reconhecidos por terem colocados suas vidas acima dos riscos evidentes, para que sirvam de exemplos para outros jovens. Trabalham em condições precárias atendendo vítimas de guerras totalmente irracionais, onde pessoas normais não se sujeitariam. Os militares responsáveis, devidamente apurados por pessoas isentas, precisam ser exemplarmente punidos para evitar que barbaridades semelhantes se repitam.

O povo norte-americano e seus representantes, desde o presidente Barack Obama como toda a hierarquia militar, necessitam ser exemplarmente punidos, pois eles não podem usufruir de privilégios odiosos, que condenam quando se tratam de inimigos.

Muitas guerras ainda estão em andamento no mundo, com irracionalidades incompreensíveis. Não se pode transferir responsabilidades para os subordinados ou aliados, mas há que se deixar claro que atrocidades deste tipo não são mais aceitáveis para a Humanidade.

Deve-se aproveitar a indignação mundial que decorre destes atos, reforçando movimentos para que as guerras não se repitam, com visíveis desrespeitos pelas vidas de outros, inclusive muitos inocentes. Não bastam pedidos de desculpas, mas trabalhos que sejam executados em cenários semelhantes, que ainda existem em muitas partes do mundo, onde os mais desprivilegiados são sempre as maiores vítimas. Ou demonstramos que somos civilizados ou não temos condições conviver com outros que pensam de formas diferentes das nossas.


2 Comentários para “Estados Unidos Pedem Desculpas Pelo Ataque”

  1. Hugo Penteado
    1  escreveu às 10:00 em 9 de outubro de 2015:

    Sem papas na língua, o maior terrorista do planeta são os EUA com suas armas de destruição em massa, sua indústria de armas comandando as eleições… não tem muito jeito. E pedir desculpas. Certas coisas não tem como pedir desculpas. Essa é uma delas.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:47 em 11 de outubro de 2015:

    Hugo Penteado,

    Lamentavelmente muitos países ainda vivem das indústrias de armamento.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: