Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Origami Virou Assunto de Engenharia Universitária

21 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um interessante artigo foi publicado por Shogo Matsuda no Nikkei Asian Review mostrando que conhecimentos provenientes do origami estão sendo aproveitados por importantes universidades para serem utilizados na arquitetura como em outros campos, permitindo a produção de estruturas difíceis de serem deformadas.

image

Ilustração do artigo do Nikkei Asian Review, mostrando uma concepção artística de um telhado dobrável para ser utilizado na arquitetura

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, da Universidade de Illinois e do Instituto de Tecnologia da Geórgia estão trabalhando em projetos de estruturas inspiradas nos conhecimentos provenientes do tradicional origami japonês, que permitem estruturas significativamente mais rígidas do que as convencionais. A US National Science Foundation está financiando as pesquisas para permitir o uso industrial das mesmas.

Tomohiro Tachi, um professor assistente da Universidade de Tóquio, está trabalhando no desenvolvimento de um software especial que permitiria às empresas empregarem o que estão chamando de engenharia do origami, que deverá estar pronta nos próximos poucos anos. Ele já desenvolveu um programa que pode calcular projetos para estruturas extensíveis criados pela dobradura de papéis.

imageimage

Fortes estruturas que se contraem e expandem de forma uniforme, como foto que ilustra artigo publicado no Nikkei Asian Review.

O artigo informa que muita atenção está sendo dado para o projeto chamado Dobra Miura, concebido pelo professor Emérito Koryo Miura, da Universidade de Tóquio. Seu padrão combina paralelogramos, que acabam funcionando como uma espécie de fole, criando objetos expansíveis para sondas espaciais, por exemplo.

Combinando-se dois pares, consegue-se uma estrutura 100 vezes mais rígida que as convencionais. Isto pode ser aplicado nos braços dos robôs para evitar acidentes, pela sua maior resistência. Também já estão sendo experimentadas formas para permitir a impressão 3D, que podem ser utilizadas em edifícios e aeronaves.

image

Nova estrutura produzida em 3D, foto constante do artigo no Nikkei Asian Review, por cortesia da Universidade de Tóquio.

No campo da medicina, investiga-se usar estas técnicas de origami em stents, com dimensões minúsculas, utilizáveis em vasos sanguíneos. O software desenvolvido por Tomohiro Tachi apresenta variadas potencialidades para muitos setores, ampliando o campo para a utilização da Engenharia de Origami, com o adequado cálculo destas estruturas e suas capacidades de suporte.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: