Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Perigosos Incidentes no Mar Sul da China

27 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image002Agravam-se os preliminares dos potenciais conflitos entre a Marinha dos EUA e os pretensos controles chineses sobre partes do Mar Sul da China, onde já foram construídas bases chinesas.

Foto ilustrativa do artigo publicado no site da Bloomberg

Lamentavelmente, têm sido constantes ao longo da história os aumentos das tensões militares quando existem problemas econômicos. Como já é conhecido, a China construiu bases no Mar Sul, que serviriam como pontos de apoio à sua marinha mercante e suas forças navais. Quando da última visita de Xi Jinping a Washington, Barack Obama expressou sua discordância, e agora as forças navais dos Estados Unidos na região, o USS Lassen, passou os limites de 12 milhas náuticas do chamado Subi Reef, a tal construção chinesa no Mar Sul, que visaria a proteção de uma das mais cruciais rotas marítimas para o abastecimento do país.

Estas preliminares não são construtivas e qualquer acidente pode desencadear um processo fora de controle, ainda que as autoridades militares de ambas as partes venham mantendo contatos frequentes, inclusive com troca de informações, visando reduzir a possibilidade de incidentes. Já tem havido proximidades perigosas de aeronaves das duas partes.

O porta-voz do Ministério do Exterior da China, Lu Kang, fez uma declaração afirmando que o lado chinês expressa forte descontentamento e firme oposição. Ainda que isto possa ser, no momento, um teatro, tudo indica que investimentos nestas forças continuarão sendo efetuados. Os chineses afirmam que a soberania chinesa sobre Spratly Islands e arredores serão defendidas.

Estas áreas são pretendidas também pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Vietnã e Taiwan. As ações das empresas chinesas relacionadas com os fornecimentos de materiais militares subiram. Os japoneses também estão interessados nas presenças militares na região, inclusive com voos de B-52 dos norte-americanos com armamentos atômicos.

O ministro de Defesa do Japão, Gen Nakatani, afirma que seu país acredita ser importante para a comunidade internacional trabalhar em conjunto para manter aberto, livre e pacífico estes mares. Espera-se que tudo isto não evolua na direção desagradável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: