Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Situação Física dos Idosos Japoneses Segundo Pesquisa

13 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Uma pesquisa anual divulgada pelo The Japan Times informa que a situação física dos idosos japoneses melhora sensivelmente desde 1998, quando ela começou a ser feita.

Foto que ilustra material publicado no The Japan Times, mostrando idosas fazendo exercícios físicos

Os dados da pesquisa de 2014 mostraram que os idosos com 65 anos ou mais efetuam mais exercícios físicos do que adultos na faixa dos 20 a 50 anos, chegando a mais de 30 por cento os que fazem de três a quatro dias por semana no Japão. Eles frequentam mais instituições de fitness que outras faixas etárias.

Os dados mostram que os japoneses estão entre os que possuem mais esperança de vida saudável no mundo e a intenção governamental é que ela continue melhorando. As pesquisas informam que o interesse da população sobre esportes continua melhorando, havendo um crescente interesse das crianças nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio em 2020.

Nos contatos com meus amigos japoneses já idosos, em torno dos 90 anos, verifica-se que muitos participam de competições de natação até internacional, como os australianos. Eles estão se preparando para viver de forma saudável até atingirem 100 anos, onde os japoneses são em grande número.

Ainda que eles estejam vivendo mais, a preocupação concentra-se hoje na qualidade de vida quando estiverem com idade avançada, e as preocupações com a saúde aumentam sensivelmente. Possivelmente, o Japão está entre os países mais preparados a darem assistências aos seus idosos, mas sabem das limitações das instituições sociais, aumentando a consciência que cada indivíduo deve melhorar os seus próprios cuidados de forma preventiva.

São aspectos que outros povos como os brasileiros, que também estão aumentando a suas expectativas de vida, e sabendo das fortes limitações das instituições governamentais voltados para estas assistências, devem aumentar suas preocupações para que seus idosos cuidem, eles próprios, de sua saúde.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: