Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tentativas de Aperfeiçoamento do Trabalho no Japão

19 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Parece existir um sentimento no Japão que os japoneses são dedicados no trabalho, mas nem todos conseguem toda a satisfação que esperam obter com suas tarefas. Estão ocorrendo tentativas para a sua flexibilização, começando pelos horários de trabalho.

Os funcionários japoneses dedicam muitas horas nos seus escritórios sem usufruir de satisfações com suas tarefas

Algumas empresas e repartições públicas japonesas estão tentando aperfeiçoamentos para aumentar as satisfações dos seus funcionários com o trabalho, indicando que existem problemas com muitas horas gastas, com algumas deficiências, pois não parecem proporcionar todas as satisfações possíveis para eles pelas suas tarefas executadas.

Uma nota distribuída pela agência de notícias Kyodo, publicada no Japan Today, informa que uma pesquisa com 2 mil empresas informou que cerca de 10% das pesquisadas estão mudando os horários do expediente para começar o expediente em torno das 7h30 e outras 20% estavam considerando fazê-lo, para que os funcionários saíssem em torno das 17h, permitindo o aproveitamento do resto do dia e início da noite para outros afazeres.

Atualmente, muitas empresas começam seus expedientes mais tarde e existem muitos funcionários que executam horas extras, havendo um velho costume para muitos jantarem e beberem juntos, como se fossem trabalhos entre eles, ou com clientes. Ainda que isto esteja se reduzindo, principalmente pelo fato de muitos funcionários públicos precisarem aguardar o término do expediente na Dieta para poderem atender eventuais pedidos de informações de parlamentares.

Parece haver uma confusão entre tempo à disposição das empresas ou dos empregadores, com trabalho efetivo, notadamente com a baixa produtividade de muitos destes empregados, ainda que estejam ocorrendo mudanças. Como está aumentando o trabalho das mulheres e mães, parte da flexibilização ocorre para atender os horários das creches e das escolas.

O artigo informa que a trading Itochu está entre as inovadoras, oferecendo às 7h30 bananas e os chamados onigiri, que são bolinhos de arroz que servem como lanches rápidos, bem como outros preparados pelos escritórios. Muitos funcionários japoneses possuem o mau hábito de solicitarem bentos (caixas com refeições) para reuniões ou refeições rápidas durante seus trabalhos, individuais ou conjuntos.

Outra empresa é a Fast Retailing que opera a rede de lojas Uniqlo. Ela inicia seu experiente às 7h para atender as demandas de suas filiais no exterior, mas procura um trabalho sem horas extras. Em Tóquio, os ministérios ficam no bairro de Kasumigaseki e está havendo uma campanha para o início do funcionamento entre 7h30 às 8h30, com expediente em torno das cinco horas para que os funcionários possam ter tempo para as famílias. Somente 65% dos funcionários conseguiram completar as suas tarefas até as 17h.

Ainda que não se trate de nada perfeito, parece que existem tentativas para maior satisfação dos funcionários com seus trabalhos, ainda que o horário seja somente um detalhe.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: