Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uma Visão Interessante de Anthony Pereira

26 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001[4]O Valor Econômico publica uma interessante entrevista feita por Daniel Buarque com Anthony Pereira, diretor do Brazil Institute que, sendo do King’s College de Londres, reúne mais de 500 pesquisadores sobre o Brasil de todo o mundo.

Anthony Pereira, do King’s College de Londres

Num interessante projeto com a Marinha brasileira, um grupo de pesquisadores ficou isolado por cerca de 20 horas pelo rio Paraguai, no Pantanal Matogrossense, onde ocorreu a entrevista. As avaliações de Anthony Pereira, que é pessoalmente especialista em análise política do Brasil, indicam um exagero passional na atual avaliação dos brasileiros sobre a situação do país.

Haveria uma perspectiva superestimada com a democratização brasileira com a esperança que todos os problemas, como a corrupção, estivessem resolvidos em curto prazo, quando existe, segundo o entrevistado, avanços significativos observáveis por quem está de fora não se envolvendo diretamente com o cotidiano.

O Brasil é muito diferente do que era no passado, com suas instituições funcionando, combatendo-se a corrupção que não pode ser considerada dominante no país, os corruptos sendo punidos, a população melhor alimentada e mais educada.

Evidentemente existem lacunas, mas o entrevistado parece ensinar que é preciso levar em consideração tudo dentro de um quadro de referência com o que acontece em outros países do mundo ao longo de muito tempo. Os avanços também estão sendo registrados no Brasil, não se podendo culpar somente as autoridades do momento.

Sua análise parece natural, pois não se pode, em curto espaço de tempo, passar de um exagero no otimismo para o extremo de pessimismo, necessitando se considerar a existência de espaços intermediários pelos que vai se passando ao longo do tempo. Muitos países que conquistaram a democracia social não chegaram a este estágio em pouco tempo. O distanciamento dos analistas estrangeiros permite uma perspectiva para uma avaliação mais objetiva, nem sempre conseguida por aqueles que estão no país.

No fundo, é preciso procurar um equilíbrio nas avaliações e sempre as referências do que aconteceu em outros países devem servir de parâmetros para estes julgamentos. Nos julgamentos apressados, acabam incluindo preferências ideológicas e nem sempre tudo é julgado com equilíbrio. A íntegra da entrevista publicada no Valor Econômico deve ser examinada por todos que se interessam mais profundamente sobre o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: