Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Unindo o Útil ao Agradável

28 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002A gastronomia entrou em moda não somente no Brasil. Os veículos de comunicação social exploram o interesse do público sobre alimentos, mas como muitas outras coisas humanas acabam se restringindo a tecnicidades, não se podendo transmitir os perfumes e os sabores. Nina Horta sempre adotou uma linha envolvendo todo o ambiente onde isto ocorre, de forma mais ampla e humana, o que a leva contar com muitos leitores fiéis, utilizando uma narrativa agradável.

Capa do novo livro da Nina Horta

A Folha de S.Paulo, onde Nina Horta mantém uma coluna regular, publica um artigo de Luiza Fecarotta sobre o novo livro dela que foi lançado com o título “O Frango Ensopado da Minha Mãe”, com muitas histórias relacionadas à culinária.

Além de seus artigos, conheço Nina Horta pelas suas inúmeras participações em eventos gastronômicos e também por ter usado os serviços do seu bufê, que apresenta diferenciações dos usuais. As suas histórias agradam por envolver normalmente recordações de suas ricas experiências, permitindo também comparações com seus conhecimentos internacionais. Parece que só se pode fazer avaliações sérias se existirem parâmetros de comparações.

Sua forma de escrever é muito agradável, não se restringindo a tecnicidades, mas envolvendo aspectos humanos dos quais a culinária não pode ser separada. É interessante que ela chame a atenção sobre os utensílios a serem utilizados, inclusive em suas apresentações. Na culinária japonesa, estes aspectos são relevantes, pois, além de permitirem visuais atrativos dos alimentos, existem oportunidades para a avaliação dos trabalhos dos artesãos-artistas que chegaram a estas obras únicas. Nota-se que em bons restaurantes brasileiros estes aperfeiçoamentos estão sendo introduzidos.

O mesmo acontece com os ingredientes utilizados, sobre os quais estão aumentando as exigências, como de produtos orgânicos sem agrotóxicos e fertilizantes químicos que deixam traços. O uso contínuo destes produtos inconvenientes podem provocar doenças ao longo do tempo, sobrecarregando o fígado e o rim que precisam eliminar estes elementos.

Também existem preferências de quem se alimenta, e até produtos que desagradam alguns, como o fígado, mencionado por ela. Muitos não se acostumam aos produtos de sabor amargo, que para outros enriquecem os sabores. Os estabelecimentos tradicionais que apresentam uma grande riqueza de ingredientes de diversas origens são constantemente mencionados por Nina Horta, e algumas personalidades acabaram, ao longo da vida, criando importantes relacionamentos pessoais com eles.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: