Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Arrojo dos Jovens Profissionais

4 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Na medida em que vamos avançando na idade, a experiência acumulada ao longo do tempo parece nos recomendar maior cautela com as informações atuais que priorizam a velocidade em detrimento à profundidade, com visões multidisciplinares.

São tantas as informações superficiais e rápidas, com prejuízo na sua profundidade e análise do contexto em que deviam ser colocados

Tudo indica que os meios eletrônicos utilizados hoje na comunicação social em todo o mundo melhoraram na sua velocidade, mas, por serem transmitidas sinteticamente, acabam resultando em prejuízo na sua qualidade e notadamente no contexto em que devem ser colocados e interpretados.

Somos daqueles que prezam análises feitas com visões de diversos ângulos por profissionais de variadas formações. No passado, a economia com que lidamos, por exemplo, era chamada Economia Política com forte formação humanitária, uma tradição europeia, com contribuições históricas e sociológicas. Depois da Segunda Guerra, aumentou a influência dos Estados Unidos no mundo e passamos a prezar a especialização, com uma exagerada departamentalização do conhecimento, na minha modesta opinião.

Na Universidade de São Paulo, para citar um caso, a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais efetuou a reforma chamada universitária, deixando de existir as muitas cadeiras que existiam no passado, para concentrar todos os professores nos Departamentos de Economia, Administração e Contabilidade, o que pode ter proporcionado algumas vantagens e muitas desvantagens. Muitos professores passaram para outros departamentos de outras unidades, bem como muitas disciplinas passaram a contar com professores oriundos de outras faculdades sem um esforço para integração dos conhecimentos, que seria útil para a formação de diversos profissionais. Houve um prejuízo do Humanismo que tinha sido a contribuição dos franceses na formação da USP.

O que parece acontecer hoje, depois de décadas de experiência, é uma aparente carência das visões multidisciplinares nas diversas análises, ainda que se conte com profissionais com muitos títulos obtidos em prestigiosas universidades, principalmente dos Estados Unidos. Parece que seria desejável preservar também a contribuição europeia acrescida das de outras regiões deste atual mundo globalizado.

Muitos conhecimentos são manipulados com a segurança que não possuem. No caso da estatística, muitas relações acabam sendo utilizadas, quando não existem testes que os dados confirmem as hipóteses utilizadas. O máximo que se pode concluir é que os dados não rejeitam as hipóteses, o que deveria levar todos a posições mais modestas. Mas nota-se principalmente nos meios de comunicação social que muitos jovens ousam apresentar informações como se verdades fossem, quando o que existem são muitas dúvidas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: