Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Dificuldades Que Precisam Ser Superadas Pela TPP

18 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muitos depositam grandes esperanças no TPP – TransPacific Partnership, cujo texto básico inicial foi saudado como um grande avanço no fomento do comércio internacional em países tão diferentes como os Estados Unidos, o Japão e a Austrália, como pequenos países como o Vietnã, Cingapura e Peru. Se os obstáculos existentes forem superados, acabará sendo um exemplo que deverá ser seguido por muitos outros países.

Mas a ideia que seria uma segregação da China já é politicamente complicada, pois existem pessoas que não aceitam a concepção de que o mundo deva ser dividido entre os amigos e os inimigos, num mundo onde a maioria dos países se situa entre os dois extremos. Não se pode subestimar as dificuldades existentes no Congresso norte-americano, onde muitos interesses setoriais estão presentes com arraigadas ideias sobre a sua proteção.

Basta constatar que muitos dos candidatos à sucessão presidencial nos Estados Unidos, incluindo a atual favorita Hillary Clinton, já se posicionaram contra. Algo parecido ocorre nos parlamentos de diversos países, pois a sobrevivência de alguns agricultores como no Japão acabam sendo vitais, e terão que ser compensados. É evidente que se tudo puder ser acomodado, muitos usufruirão de vantagens, mas é preciso estar consciente que existem custos.

Um artigo publicado por Eric Johnston no The Japan Times lista as perguntas que estão sendo levantadas. As questões não estão concluídas, os parlamentares estão preocupados, há possibilidades de mudanças, como ficaria os Estados Unidos onde muitos políticos se manifestam contrários, o que vai acontecer no Japão e o seu setor rural. A maioria dos japoneses concorda que as vantagens superam os sacrifícios impostos aos agricultores, mas, no atual sistema democrático no mundo, impor às minorias soluções convenientes para a maioria continua representando uma violência.

Todo este processo deverá ser demorado, e nenhuma solução começará ser discutida antes da instalação do novo governo nos Estados Unidos, o que ainda vai demorar muito.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: