Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difícil Processo de Desenvolvimento da Índia

9 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Possivelmente, a Índia de Narenda Modi é dos países que mais contam com torcidas no mundo para o sucesso de seu desenvolvimento econômico, pois adota uma orientação liberal do ponto de vista econômico. No entanto, os grandes países com muitas diferenças regionais, enfrentam enormes problemas para o seu avanço, não sendo privilégio da Índia.

Mapa da Província de Bihar, no norte da Índia, que conta com 100 milhões de habitantes

Narenda Modi, o primeiro-ministro da Índia, esperava colher uma vitória nas recentes eleições de Bihar, uma província considerada estratégica naquele país, que vinha acusando um crescimento econômico superior a 10% ao ano. No entanto, sofreu grande derrota para Kitish Kumar que tem uma forte liderança local. Isto mostra que o caminho para o desenvolvimento da Índia contará com muitas dificuldades, pois Modi ainda está com a imagem de pouca tolerância com as minorias religiosas daquele país.

Em todos os países de grande dimensão, com populações gigantescas como a China e a Índia, ocorrem estas diferenças difíceis de serem neutralizadas. Na China, o regime comunista procura exercer um forte controle sobre a população, mas também enfrenta problemas com os habitantes, cujos objetivos econômicos financeiros resistem às medidas governamentais.

Todos sabem que até nos Estados Unidos há dificuldade de se conseguir um razoável consenso, quer econômico quer entre as diversas comunidades de origens étnicas, além das diferenças regionais. No Brasil, a maioria das reivindicações das diversas correntes políticas está relacionada com os interesses regionais, sendo que mais recentemente aparecem também distinções de grupos religiosos, notadamente nos controles dos meios de comunicação social que facilitem a propagação de suas ideias.

Desde que haja uma tradição política, estas diferenças acabam sendo acomodadas pelas eleições democráticas, onde os vencedores acabam propondo formas de convivência com as correntes derrotadas, sendo que muitas são temporárias.

Na Índia também existe um federalismo, com grande independência das províncias, havendo necessidades de aperfeiçoamento no seu sistema tributário. Existem problemas também monetários, que são únicos nestes países. Há riscos que os avanços obtidos sejam prejudicados.

Houve um revés pessoal de Narendra Modi, que se empenhou nas eleições comparecendo em mais de 100 comícios. Mas, depois dos resultados, ele já procurou o vencedor, tentando estabelecer canais de entendimento.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: