Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Facilitando a Leitura

2 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002O Japão conta com uma população relativamente idosa que continua com o hábito de muitas leituras. Nas suas lojas, pode ser encontrar produtos que facilitam este costume, independente de problemas oftalmológicos.

Vários tipos de lupas podem ser encontrados nas lojas japonesas, como ilustra foto publicado num artigo do The Japan News.

É sabido que os japoneses contam com muitos idosos e eles continuam mantendo o hábito de ler muitos livros e outros documentos, mesmo contando com problemas decorrentes da idade, independente de problemas oftalmológicos. Muitas lojas procuram fornecer produtos para facilitar estas leituras, com variados tipos de lupas que causam o mínimo de desconforto.

Muitas destas pessoas enfrentam problemas com letras minúsculas em muitos livros ou documentos, e até no uso de celulares e computadores. Mesmo existindo dispositivos para o aumento dos tipos utilizados, nem tudo pode contar com cópias que facilitem a suas leituras, inclusive em posições de descanso.

O Japão tem uma tradição em lentes de variados tipos que começaram a ser utilizados nas antigas máquinas fotográficas. Hoje, a quantidade e variedade dos mesmos são impressionantes, para serem utilizados em situações diferentes.

Nas lojas, além de lentes de variadas empresas, dispõem-se por preços acessíveis também os importados. Quer sejam para uso profissional ou de simples lazer, bem como de enriquecimento cultural. Era comum verificar que os japoneses, mesmo no trânsito para os seus locais de trabalho pela manhã, já aproveitavam o tempo para a leitura dos jornais. Hoje, os livros são compartilhados com dispositivos eletrônicos, havendo muitos que são simples jogos, mas também leituras sérias.

Comparativamente com outros países, nota-se que no Japão, pelos seus hábitos, estas leituras são mais intensas, como os dispositivos para facilitar tais leituras.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: