Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Musical Em Nova Iorque Sobre o Drama dos Nikkeis nos EUA

12 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Ainda que a história toda seja um drama, acabou se transformando num musical apresentado agora em Nova Yorque, retratando a história da família do ator George Takei, quando cidadãos norte-americanos ficaram presos durante a Segunda Guerra Mundial. Allegiance em inglês significa lealdade.

Cartaz do musical que está sendo apresentado em Nova Iorque, agora no Longacre Theater

Nem todos sabem que mais de 120 mil japoneses e seus descendentes norte-americanos foram enviados para os campos de concentração naquele país. Muitos se alistaram e 14 mil nikkeis norte-americanos formaram o famoso 442º Regimento de Combate na Europa, para provarem sua lealdade aos Estados Unidos, destacando-se como os mais heroicos.

O tenente brasileiro da reserva Massaki Udihara, apesar de médico do Hospital Santa Cruz, foi como para a Itália como infante e fez parte da FEB – Força Expedicionária do Brasil, reporta no seu diário que encontrou muitos destes nikkeis norte-americanos na Itália. Depois da guerra, os Estados Unidos reconheceram o seu erro por aprisionar cidadãos americanos e os indenizaram simbolicamente.

No Brasil, algo semelhante aconteceu, mas em escala muito menor e com menor gravidade. Em Tomé Açu, no Estado do Pará, todos os japoneses e seus descendentes moradores na Amazônia foram confinados nesta cidade. Mais tarde, ela permitiu o desenvolvimento da Cooperativa Agrícola de Tomé Açu, que se destacou na produção da pimenta do reino, do início do mamão Papaia, entre outros produtos.

Os poucos nikkeis que foram confinados no Sul do país, notadamente no Estado de São Paulo, ficaram presos em presídios, como o que existia no Hipódromo da Mooca. Depois de terminada a guerra houve conflitos entre os próprios japoneses, muitos admitindo a derrota e outros fanáticos que não aceitavam esta situação.

O ator George Takei lidera muito do que está acontecendo neste musical. Ele espera que a peça ajude a eliminar movimentos como os liderados por Donald Trump, que não reconhecem as contribuições dos imigrantes, notadamente dos chamados chicanos, pretendendo que eles retornem para o México e outros países latino-americanos.

A democracia norte-americana ainda enfrenta seus problemas e as comunidades etnicas dificilmente se integram facilmente na sociedade maior, o que vem acontecendo aceleradamente no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: