Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Barcelona Encanta os Apreciadores do Futebol

30 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A crônica esportiva mundial vem destacando a performance do Barcelona neste ano no Campeonato Espanhol e na Copa Europeia dos Campeões – UEFA. Seu futebol é algo excepcional, em contraste com o pobre brasileiro que ainda não acordou depois da derrota para a Alemanha (7 a 1) na última Copa. Assistindo às suas partidas, fica-se com a impressão de se assistir a um espetáculo de balé, mesmo jogando com equipes do mais alto nível mundial, até em campos dos adversários.

Mesmo sendo jogadores excepcionais do ponto de vista individual, nem todos acreditavam que o consagrado argentino Messi fosse capaz de se entrosar rapidamente com o brasileiro Neymar e nem os dois com o uruguaio Suarez. Nem que eles se recuperariam dos problemas físicos com rapidez, pois são constantemente caçados nos campos para serem neutralizados pela violência.

A fabulosa equipe do Barcelona é completada por outros excepcionais jogadores como o argentino Mascherano, pelo brasileiro Daniel Alves, que não consegue render o suficiente na seleção brasileira segundo comentaristas brasileiros, além de outros craques como o espanhol Iniesta.

Os números falam mais alto. Messi já acumulou 44 gols pelo Barcelona somente neste ano, Neymar 41 e Suarez 40. E isto jogando com equipes do mais alto padrão mundial, como Real Madrid (4 a 0), Roma (6 a 1), Real Sociedad (4 a 0), nos últimos seis dias, com Messi voltando a jogar depois de dois meses parado para se recuperar.

É claro que os três têm o privilégio de contarem com um goleiro que tem feito defesas milagrosas, mas também enfrentaram defesas competentes, conseguindo muitos gols antológicos e bolas na trave. O ataque do Barcelona tem chutado mais que a média, jogando de forma contemporânea ocupam todo o campo, voltando para a defesa quando necessário. Atuando com grande velocidade, a precisão de seus passes até em espaços mínimos que é indispensável para superar as duras defesas dos adversários. A posse da bola acaba sendo bem superior à das equipes que enfrentam. Vamos levar muito tempo no Brasil para absorver como eles estão jogando.

O consolo é que a televisão hoje permite assistir aos jogos de futebol importantes de outros países, ainda que estes espetáculos nos deixem tristes. Ver que jogadores brasileiros precisam atuar no exterior, sem que se consiga um conjunto adequado no Brasil, nem na seleção, mesmo admitindo-se que equipes como o do atual Barcelona pareça excepcional, contando com orçamentos bilionários e peças de reposição de alta qualidade.

Já se constatava na velha Roma que quando o povo não tem pão é preciso contar com o circo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: