Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Turismo Como Fonte de Rendas

10 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O Japão tinha estabelecido uma meta de receber 20 milhões de turistas estrangeiros em 2020, cifra que já vai ser alcançada este ano. Providências estão sendo tomadas para poder receber de 30 a 40 milhões dentro de cinco anos.

As metas de turistas estrangeiros no Japão para 2020 já foram atingidas

Até analistas amigos, acostumados a viajarem pelo mundo, ficaram impressionados com o número de turistas estrangeiros no Japão neste ano, com destaque para os asiáticos que fizeram grandes compras. Um artigo publicado por Mitsuhiko Totsuka, do Yomiuri Shimbun, informa sobre este importante movimento que superou as expectativas.

clip_image004

Ilustração constante do artigo no The Japan News, versão inglesa do Yomiuri Shimbun

O artigo informa que a França, principal destino turístico do mundo, teve 83,7 milhões de visitantes em 2014, e a China chegou a 55,6 milhões. As Olimpíadas de Tóquio serão em 2020 e devem ajudar no aumento dos turistas.

Para atender a todos que estão sendo importante para a reativação da economia japonesa, o setor privado solicitou ao governo para estabelecer novas metas, tomando as providências para sua descentralização a destinos que também apresentam seus atrativos, não se concentrando somente na região de Tóquio e de Kioto. Existem empresários e acadêmicos que estão mais otimistas solicitando metas mais ousadas.

Mesmo com 20 milhões de turistas, os seus gastos chegariam a cerca de US$ 33 bilhões, criando 400 mil postos de trabalho. Está se imaginando criar lojas tax free em outras regiões, bilhetes ferroviários, incluindo voos para cidades menores, bem com aumento de atendentes em inglês.

Também estão se providenciando pousadas e acomodações em residências como já existem em outros países. Os hotéis e os chamados ryokans estão com ocupações superiores a 70%, chegando a 80% nas cidades mais importantes.

clip_image006

Rio de Janeiro, uma das localidades mais conhecidas do mundo

O Brasil apresenta atrações turísticas importantes nas estações do ano que são desfavoráveis para muitos países. As praias do Nordeste, as atrações como do Rio de Janeiro, as regiões amazônicas e do pantanal, além de cataratas como do Iguaçu atraem muitos turistas estrangeiros.

As costas brasileiras já recebem navios de turistas estrangeiros que contam com oportunidade para conhecer regiões que vão da Amazônia, passam pelo Nordeste, pelo Rio de Janeiro até chegar ao Sul do país, com características diferentes. Todos os seus atendimentos locais são atividades que proporcionam muitos empregos e rendas em moeda estrangeira.

clip_image008

Cataratas do Iguaçu, uma atração mundial

Há que se preparar um programa para o melhor aproveitamento destas oportunidades nos próximos anos, independente das Olimpíadas e outros eventos internacionais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: