Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Otimismos Diferentes nos Entendimentos no Extremo Oriente

2 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que haja diferenças nos otimismos sobre os entendimentos entre os chefes de governo da Coreia do Sul, da China e do Japão, os meios de comunicação social daqueles países informam que, depois de três anos e meio, a reunião realizada em Seul revela uma disposição ativa para a melhoria das relações entre eles, gerando até esperanças de um rápido acordo de livre comércio, apesar das dificuldades políticas.

clip_image002

Esforços da presidente sul-coreana Park Geun-hye da e dos premiês chinês Li Keqiang e japonês Shinzo Abe no encontro de Seul

Tudo mostra que as conveniências recíprocas são superiores as dificuldades que os separam, como as disputas territoriais e os fatos registrados durante a Segunda Guerra Mundial. Deve-se reconhecer que este clima decorre de um esforço recíproco, procurando os aspectos que proporcionam vantagens para todos. Ainda que não sejam soluções definitivas, constata-se uma melhoria no clima se comparado com semanas passadas.

Estes líderes são preparados, e, apesar de algumas declarações voltadas aos segmentos internos de seus países, sabem que o aumento das divergências não ajuda em nada, quando todos possuem seus problemas a serem resolvidos. A China tenta efetuar as reformas que permitam a continuidade do seu desenvolvimento, o Japão precisa voltar a crescer e a Coreia do Sul, a menor economia dentre os três, necessita ampliar o espaço para desempenhar o papel de Tigre Asiático do passado.

Os discursos e as providências que estão sendo tomados visam o avanço dos entendimentos, pois existem muitos detalhes que precisam ser acertados, e a redução na ênfase nos problemas ajuda nas soluções de muitos. Espera-se que este esforço que está sendo desenvolvido no Extremo Oriente inspire as tentativas de outras regiões, pois o mundo não necessita conviver com tantos problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: