Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Prioridade Máxima Para Esta Calamidade Pública

26 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Dentre inúmeros problemas que afetam atualmente o Brasil, em minha opinião, é preciso proporcionar maior prioridade para o combate à disseminação do mosquito da dengue, o aedes aegypty, pois se tornou um problema nacional.

O mosquito aedes aegypty se multiplica em todo o País

Todos sabem que este mosquito provoca os quatro tipos conhecidos da dengue. Mas também dissemina o vírus da febre chikugunya, que apresenta sintomas semelhantes à dengue, atacando as juntas dos membros e a febre zika, responsável pela microcefalia nos fetos das grávidas.

Os resultados da ligação da febre zika com a microcefalia foram obtidos pela pesquisadora Lucia Brito, chefe do serviço de neurologia do Hospital da Restauração, em Pernambuco.

clip_image003

Ilustração do artigo publicado no Estadão.

Este mosquito da dengue foi encontrado até em alguns bosques de Tóquio e as autoridades, além de recomendarem os cuidados para a população, conseguiram formas de seu combate. No Brasil, costuma-se concentrar a atenção nas águas paradas, inclusive nas residências, para evitar a multiplicação deste mosquito. Parece que mais precisa ser feito, pois, além deste, outros mosquitos estão se multiplicando pela cidade em locais públicos.

Não parece aceitável a atitude que se trata de algo inevitável em países tropicais e subtropicais. Os custos são elevados com muitas centenas de crianças com microcefalia, atingindo principalmente a população mais pobre, virando uma verdadeira epidemia, notadamente no Nordeste brasileiro.

Além da colaboração da população, deve-se exigir que autoridades municipais e estaduais se desdobrassem nas ações para o combate a estes mosquitos nos muitos espaços públicos. Mesmo que existam restrições orçamentárias, quando existem calamidades públicas, todos devem compreender que as medidas relacionadas à saúde não são postergáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: