Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Com Alguns Diagnósticos Médicos

4 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Por mais cuidado que se tome, sempre ocorrem diagnósticos médicos duvidosos, o que recomenda, quando possível, outras opiniões. Há conveniência que se conte com informações de profissionais confiáveis, na medida do possível.

Foto que ilustra matéria publicada na Folha de S.Paulo, com a apresentadora da Record Adriana Araujo e sua filha Giovana, que depois de muitas cirurgias acabou evitando a amputação de sua perna

Por mais que os profissionais da medicina se esforcem, muitos diagnósticos duvidosos acabam ocorrendo. Casos como o relatados no artigo publicado na Folha de S.Paulo, infelizmente, são mais frequentes do que seria desejável.

Pessoalmente, há muitas décadas, quando retornava de uma viagem, estava com uma dor insuportável no final da minha coluna, o que me impedia até de andar. Do aeroporto fui diretamente a um hospital próximo, quando um profissional diagnosticou uma cirurgia delicada e de grande dimensão, o que não aceitei imediatamente. Medicado simplesmente para reduzir a dor, fui procurar repouso e outras opiniões médicas.

Depois de alguns tratamentos fisioterápicos, acabei superando o problema. Hoje, não tenho nenhum problema na coluna, mesmo com o avanço da idade.

Minha experiência, que difere muito do caso relatado no artigo mencionado, acabou levando-me ao hábito de consultar alguns médicos com que trabalhei em diversas instituições, mesmo não sendo profissionais da área. Cheguei à conclusão que é preciso contar com alguns amigos médicos. Alguns transmitem informações que nem sempre fornecem para seus pacientes, mesmo sendo competentes e dotados das melhores intenções.

Os seres humanos são complicados, e parece que cada caso é um caso, havendo reações diferentes diante de quadros semelhantes. Não se trata de algo mecânico ou físico que acaba sempre em resultados sem nenhuma margem de variação. Parece que somos dotados também de alguns poderes, onde uma série de outros fatores acaba influindo, como os psicológicos. Já constatei que casos com previsões de curtas sobrevidas acabaram se alongando por décadas, pela força de vontade dos pacientes.

Tudo indica que assuntos relacionados com a biologia são mais complexos do que os da mecânica. Eu, que sou economista e, portanto, um profissional de uma espécie de arte de cunho social, acabo com a impressão que muitos dos fenômenos com que lidamos aproximam-se da biologia, induzindo-nos a aumentar a nossa humildade diante do conhecimento que esperamos possuir.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: