Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Livro Que Faz Sucesso no Japão

3 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Banana Yoshimoto tem hoje mais de 50 anos de idade e seu nome original é Mahoko Yoshimoto. É uma escritora precoce e premiada, com muitas obras publicadas e traduzidas, inclusive transformadas em filmes. Filha de um poeta japonês, Takaaki Yoshimoto (1924-2012), neste Tsugumi que escreveu quando tinha 25 anos, descreve a vida dos jovens na Península de Izu, onde foi possivelmente criada para depois ir estudar em Tóquio. É considerada uma autora de personagens femininas e sempre com alguns ângulos trágicos, um traço muito comum entre os japoneses atuais. Alguns críticos consideram suas obras um tanto superficiais, mas ela é um sucesso junto aos seus muitos leitores, e permite conhecer um pouco do Japão na atualidade.

A Editora Estação Liberdade publicou a tradução em português de Lica Hashimoto do livro Tsugumi, de Banana Yoshimoto, escrito originalmente em japonês em 1989

O pequeno livro de 184 páginas é um romance de leitura fácil e descreve algumas que podem ser suas experiências, como ela informa no posfácio, o que parece muito comum entre os jovens atuais. Ela informa que visita regularmente locais como a Península de Izu e mora hoje em Tóquio, como muitos japoneses que deixaram as regiões mais afastadas para viver nas grandes metrópoles.

O que ela descreve neste seu romance é muito usual no Japão, apresentando lembranças das regiões onde foram criados e seus deslocamentos para as grandes regiões urbanas, notadamente para estudar. Também o quadro que constrói de sua mãe, amante de um executivo com quem teve a filha, aguardando o processo de divórcio da primeira esposa para poder legalizar a nova família.

Vivendo por um longo tempo numa situação não familiar, a personagem acaba apresentando algumas tendências de um comportamento psicológico diferenciado, com agressividade em relação seus familiares e amigos. Não se pode afirmar que seja um quadro muito elaborado e certamente com o amadurecimento que a autora já atingiu possivelmente escreveria algo mais complexo e elaborado, mas não parece ser este o seu objetivo.

É certamente um livro que vale pela sua leitura, com uma expectativa não exagerada, como muito do que se escreve atualmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: