Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A População Chinesa

17 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Nem sempre é facilmente reconhecível para um brasileiro quando se fala da superpopulação chinesa. Desde a minha experiência em torno de 1985 naquele país, com o desenvolvimento que veio ocorrendo, o lazer da população se generalizou e aumentou o seu turismo interno, quase impossível de ser atendido.

Uma foto publicada no Foreign Affair mostrando os chineses visitando a Muralha da China

Não existe exatamente um fim de semana na China, pois se procura uma forma para permitir que um sétimo de sua população tenha condições de gozar do seu merecido lazer por dia, para visitar monumentos históricos como a Muralha da China ou a Cidade Proibida de Beijing.

Não é fácil para um brasileiro, que nunca viu uma multidão como a chinesa ocupando avenidas com cem metros de largura em filas, uns atrás dos outros, acreditar no fenômeno. No centro comercial de Xangai é possível ver dezenas de filas de carros pelas ruas, antes com os leitos carroçáveis ocupados pelas bicicletas, provocando a poluição que exige da população o uso máscaras de proteção para poder respirar, mesmo contanto com inúmeros metrôs e sistemas de trens rápidos.

Este site já divulgou que as autoridades chinesas retiraram as restrições da migração das populações rurais para os grandes centros urbanos. Por mais que existam medidas para a sua organização, sempre é difícil ordenar massas desta magnitude para as zonas especiais de exportação. É de se esperar ajustes difíceis de serem organizados, ainda que os salários reais dos chineses em dólares tenham superados os dos japoneses, exigindo mais recursos humanos para suas atividades industriais. Também as pesquisas chinesas estão requerendo mais patentes que nos Estados Unidos

Muitos dos serviços, como o de saúde e educação, terão que ser ampliados nos grandes centros metropolitanos, pois as demandas aumentarão significativamente e no começo acabarão sendo resolvidos pelas filas ou não atendimentos. Mas as pressões políticas acabarão sendo inevitáveis, pois, na medida em que haja melhorias econômicas como vêm ocorrendo, as aspirações pelas liberdades políticas também acabarão sendo disseminadas, mesmo com tentativas de restrições.

Se no Brasil, o uso do WhatsApp tenha sido suspenso por alguns dias por restrições legais e acabam forçando o uso de alternativas que acabam sendo encontradas, também na criativa China as restrições dos usos da internet são burladas com milhões de mensagens sendo transmitidas para o exterior diariamente. Não parece que seja possível uma restrição absoluta, quando se envolve população astronômicas como a chinesa.

As ampliações das vantagens do desenvolvimento acabam acompanhadas pelas naturais aspirações por maior liberdade, mesmo com todas as restrições como as chinesas. São processos inevitáveis que sempre encontram saídas criativas. Até porque os chineses estão espalhados por todo o mundo, observando o que ocorrem em países estrangeiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: