Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento das Tensões Militares na Ásia

25 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Os norte-americanos sobrevoaram as ilhas artificiais criadas pelos chineses no Mar Sul da China com bombardeiros B-29, com protestos dos chineses. Os Estados Unidos alegam que isto decorreu das más condições atmosféricas, o que é certamente duvidoso.

Marinheiros japoneses no heliporto do destroyer Izumo, com bandeira de guerra do Japão, em foto publicada no The Japan Times

A ampliação dos investimentos militares da China alegando a necessidade de aumento de sua presença no Mar Sul da China para proteção de suas rotas de abastecimento, e as reações norte-americanas com sobrevoos de bombardeiros sobre ilhas artificiais chinesas naquela região, aliados dos Estados Unidos, como o Japão, também aumentam suas presenças militares na Ásia.

Os riscos de acidentes são elevados, como o que acabou acontecendo com a Turquia abatendo uma aeronave militar russa na fronteira com a Síria, agravando as dificuldades. As provocações de ambos os lados acabam gerando um clima de desafios, ainda verbal, mas que podem resvalar em incidentes até decorrentes de erros de algumas operações. O assunto deveria ser objeto de exame pelo Conselho de Segurança da ONU, pois tudo isto vai acrescentando riscos nos relacionamentos internacionais, aumentando os obstáculos para a evolução comercial no mundo globalizado, com prejuízo para todos.

O mínimo que já está ocorrendo é o aumento dos orçamentos militares de recursos que poderiam ser aplicados como na preservação da natureza, a fim de não agravar os problemas climáticos no mundo. Todos os países desenvolvidos estão envolvidos nestes esforços, como o caso da Austrália e até da Índia, que se esforça para elevar o nível de renda per capita extremamente baixa de sua população.

Ao longo da história da humanidade verifica-se que o aumento dos orçamentos militares não conduz para bons resultados, mesmo sendo mecanismos para superar as dificuldades de crescimento econômico, com encomendas de armamentos. Os eventuais erros humanos podem gerar situações de difícil controle.

Países tradicionalmente pacíficos como o Brasil, mesmo tendo que cuidar também de sua defesa externa, não está em condições para arcar com encargos adicionais com esforços militares, num período de grandes dificuldades econômicas e políticas. Notam-se exageros nacionalistas em segmentos da sociedade francesa e norte-americana, que devem ser condenados, pois não acrescentam nada para a já difícil convivência das nações neste mundo globalizado.


2 Comentários para “Aumento das Tensões Militares na Ásia”

  1. Marcos
    1  escreveu às 21:57 em 25 de dezembro de 2015:

    Segundo a convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, ilhas artificiais ou plataformas não tem direito a definir como zona econômica exclusiva (ZEE), muito menos como mar territorial.
    LOGO, O QUE OS CHINESES ESTÃO FAZENDO NO MAR DO SUL DA CHINA AO INCLUIR UMA ILHA ARTIFICIAL COMO ZEE É ILEGAL.
    Enfim, quem está causando tensão na região não é os EUA ou o Japão, mas a China.
    OBS:
    O texto do tratado foi aprovado durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que se reuniu pela primeira vez em Nova York em dezembro de 1973, convocada pela Resolução no. 3067 (XXVIII) da Assembleia-Geral da ONU, de 16 de novembro do mesmo ano. Participaram da conferência mais de 160 Estados, sendo que a China ratificou esta convenção.
    Infelizmente a maioria da mídia brasileira esconde isto do público leigo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 02:06 em 26 de dezembro de 2015:

    Caro Marcos,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: