Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento do Uso das Meditações nos Tempos Difíceis

13 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Com a vida conturbada por que passa o mundo e os paulistanos, muitos procuram alívios naturais nas meditações praticadas pelos variados tipos de budismo disponíveis até no Brasil.

Foto de um dos muitos locais onde se pratica a meditação do tipo budista tibetano, constante da matéria publicada no suplemento da Folha de S.Paulo

O artigo também faz referência a monja Coen Rôshi que este site vem mencionando. Ela dirige o templo Taikozan Tenzuizanji, localizado no bairro do Pacaembu, que utiliza o Facebook para divulgar suas práticas pelos vídeos, bem como publicando muitos livros, dentro da linha zen do budismo. Estas denominações não procuram atrair os praticantes para se ingressarem no budismo, mas se mostram abertos para os adeptos de todas as religiões, entendendo que as práticas budistas ajudam a melhorar a qualidade de vida e enfrentar os problemas do cotidiano.

Na realidade, as tensões provocadas pela disseminação de muitos problemas, que vão dos econômicos até os políticos, afetando cada cidadão brasileiro até na saúde mental de muitos. Na medida em que aprofunda o autoconhecimento, dominando sua mente, acaba contando com alívios que o ajuda na em sua vida.

Muitos fazem o yoga, que também facilita na solução destes problema. No entanto, as tradições de longa data do budismo, praticado em várias partes do mundo e sem espalham pelo Ocidente, mostram que os seres humanos são os mesmos, não havendo uma necessidade de apego tão acentuado aos bens materiais. Muitas filosofias religiosas ajudam a voltar suas energias para outros aspectos que também realizam as necessidades humanas.

Deste ponto de vista, parece haver um reconhecimento que as práticas asiáticas na sua origem eram pouco conhecidas e estão se tornando mais populares. O equilíbrio humano pode ser obtido com sua ajuda, podendo ser até simples, como a prática por momentos nos congestionamentos irritantes de metrópoles como São Paulo.

Muitos reconhecem que ficar irritado, ainda que seja uma tendência natural para muitos, em nada ajuda a resolver os problemas, e a compreensão adequada pode aliviar parte das tensões.

Monja Coen ensina que no trânsito existe uma dinâmica diferente a ser utilizada. “Tentar começar a ver acertos: pode pensar no que se tem para fazer, organizar a mente para uma reunião… A iluminação significa isto: ‘Acorda! Se liga, meu’. São Paulo, o mundo e a vida exigem isso. É a presença do absoluto”.

Vamos a prática, pois a repetição da meditação vai permitindo que tenhamos capacidade mais rápida para domar os nossos instintos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: