Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China Aumenta Suas Exportações de Tecnologias

8 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A China, que exportava produtos com pouca intensidade de tecnologia, passou o Japão como maior exportador asiático de produtos de alta tecnologia, mesmo com os demais problemas que enfrentam com o seu ritmo mais lento de desenvolvimento.

Foto ilustrativa publicada no The Japan Times, mostrando a montagem de tablets em Shenzhen

O artigo publicado no The Japan Times, com base nas informações fornecidas pelo Banco Asiático de Desenvolvimento, informa que as exportações chinesas de 2014 contam com 43,7% de bens de alta tecnologia, como instrumentos médicos, aeronaves e produtos de telecomunicações, quando eram somente de 9,4% no ano 2.000. A exportação japonesa, que contava com 25,5% de produtos de alta tecnologia no ano 2.000, caiu para 7,7% no ano passado. Quem imagina que os chineses ainda estão atrasados no desenvolvimento tecnológico parece estar enganado. Outros países asiáticos, como as Filipinas e a Malásia, também aumentam suas exportações de produtos simples, mas não estão dando tanta prioridade para os setores de alta tecnologia.

Uma hipótese que está sendo levantada é o sucesso das zonas especiais de exportação adotados naquele país, que vem mostrando resultado em diversas partes do mundo. Como a China é um país gigantesco, a disseminação de alta tecnologia ainda não ocorreu em todo o território. No Brasil, também existe uma legislação a respeito, mas as providências para suas instalações não parecem contar com prioridade até agora.

O maior sucesso com estes tipos de concentração de atividades de alta tecnologia parece ocorrer em Cingapura, que é um pequeno país cidade, mas veio intensificando o emprego de alta tecnologia, contando com recursos humanos desenvolvidos localmente como no exterior.

A melhoria tecnologia que começa concentrada em algumas regiões e áreas acabam tendendo a se disseminar para outras. Não há necessidade de que toda a indústria seja de alta tecnologia, havendo importação de componentes e equipamentos do exterior, mas as montagens finais acabam ocorrendo na China. Ela ainda não é um país líder global em tecnologia, como os Estados Unidos ou a Alemanha, mas observa-se que algumas inovações próprias começam a ocorrer.

A China como a Índia ainda mantém também a exportação de produtos de modesta tecnologia, como confecções, alimentos e bebidas, madeiras, além de celulose e papel, mas estes itens estão reduzindo as participações.

Existem algumas preocupações com a possível elevação da taxa de juros nos Estados Unidos, podendo reduzir os recursos disponíveis para novos investimentos, o que acontece também no Brasil. Mas a diversificação da economia, caminhando para produtos sofisticados que atendem as necessidades do mercado interno como as exportações, reduzem os riscos de problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: