Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância do Kanji e da Caligrafia no Japão

15 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Como os japoneses utilizam o ideograma ou kanji herdado dos chineses, na sua cultura ele adquire a importância que as palavras não possuem no Ocidente, inclusive nas formas expressadas na sofisticada caligrafia.

Foto publicada no artigo do Yomiuri Shimbun, com a monja chefe do famoso templo Kyomizudera de Kyoto apresentando sua caligrafia do kanji “an” que expressa segurança

Uma pesquisa é efetuada anualmente no Japão pela Japan Kanji Aptitude Testing Foundation para escolher o kanji que melhor reflita o ano. Neste ano de 2015, foi escolhido o “an” referente à segurança, pois, depois de debates na Dieta, o Japão resolveu aplicar o seu Sistema de Autodefesa para ampliar sua atuação até em regiões distantes, o que acontece em todos os países para preservar a sua independência externa.

Como se sabe, os ideogramas refletem o seu profundo significado com as partes que o compõem e contêm também seus sentidos, acabando por ser preciso, não apresentando problemas de semântica como ocorre no português, que tem suas raízes no latim ou grego. Também as formas pelas quais são escritas nas sofisticadas caligrafias, que podem aparentar imperfeições para os ocidentais, possuem a importância expressada pelo autor expressa na sua arte.

A segurança é fundamental para os japoneses que foram os únicos a sofrerem bombardeios atômicos, como as questões fronteiriças e outras que possuem com seus vizinhos asiáticos, em decorrência de acontecimentos relacionados à Segunda Guerra Mundial. No atual mundo globalizado e conturbado, todos sentem que a segurança precisa advir de um equilíbrio e da capacidade de convivência com outros povos de culturas e histórias diferentes.

A escolha do ideograma reflete uma profunda aspiração do povo japonês diante deste quadro que se tornou dramático em 2015 e continuará na sua procura pelos próximos anos. Aparenta ter algo de zen e da decorrência de meditações profundas, retirando do âmago de suas almas uma atitude positiva e construtiva, apesar de todos os incidentes que nos cercam e nos estressam.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: