Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovadores e Bilionários Com Visões Destacadas

2 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Além de inovadores bem-sucedidos como Bill Gates, da Microsoft, e Mark Zuckerberg, do Facebook, eles estão mostrando que não são meros empresários que nasceram na onda do Vale do Silício, mas são personalidades dotadas de desprendimento e com uma ampla visão social.

clip_image002clip_image004

Melinda e Bill Gates abriram as portas e Chan e Mark Zuckerberg os seguiram

Além de inovadores que criaram a Microsoft e a Facebook, ganhando bilhões de dólares em pouco tempo, são pessoas excepcionais com visões destacadas que doam a quase totalidade dos seus patrimônios para causas sociais da maior importância, como as relacionadas com a educação, pesquisas, saúde e outros benefícios para a humanidade.

Efetuando gestos desta natureza quando ainda são jovens, eles estão convencidos que não é somente a riqueza acumulada, mais do que o suficiente para viverem o resto de suas vidas bem como proporcionarem o mínimo de conforto para os seus descendentes, que traz a felicidade. Muito pelo contrário, o exagero de seus ganhos em pouco tempo causam problemas para muitos deles, que vivem fora da realidade humana.

clip_image006Eles sabem que foram escolhidos e com a ajuda de milhões dos usuários de suas tecnologias acumularam as suas fortunas que devem ser destinadas a finalidades nobres para atender os menos favorecidos, que estão nas piores condições nas regiões menos desenvolvidas do mundo. Têm os sonhos de ajudar em algumas coisas fundamentais como muitos outros fizeram, doando as suas vidas para o bem comum. Desde a minha infância, minha admiração se voltava para o doutor Albert Schweitzer, que foi atender as crianças doentes na África, uma espécie dos atuais Médicos sem Fronteira. Dentro de minhas limitações, procuro fazer o que posso para ajudar os menos privilegiados, seguindo seus ensinamentos.

Doutor Albert Schweiztzer na África

Todos nós precisamos ter os nossos sonhos, pois não somos robôs, somos humanos e fazemos coisas que nos realizam. O que cada um pode fazer pode ser pouco, mas este idealismo supera as restrições das limitações econômicas e pode ajudar a melhorar o mundo, mesmo modestamente.

Bill Gares está empenhado no momento nos entendimentos que estão sendo travados em Paris para cuidar dos graves problemas relacionados com o clima, criando, com a participação do setor privado, um fundo para tanto, envolvendo outros bilionários preocupados com o assunto. Ele, com seu desprendimento, vem conseguindo aglutinar muitas personalidades, e fotos dele com Barack Obama e outras personalidades foram distribuídas pela imprensa.

Sua Fundação dirigida pela Melinda Gates já tem um ousado programa para objetivos definidos. Tudo indica que algo semelhante deve ser feita por Chan Zuckerberg e outros bilionários podem acabar envolvidos nesta onda, acabando por provocar um movimento de alta significação social.


2 Comentários para “Inovadores e Bilionários Com Visões Destacadas”

  1. Hugo Penteado
    1  escreveu às 10:14 em 3 de dezembro de 2015:

    De fato, do sistema que eles usufruíram para ficar bilionários e pela concentração de riqueza que ajudaram a criar e pela falta de oportunidades dignas qualquer coisa que fizerem será pouco. Finalmente, estacionar esse capital todo em fundações que ele mesmo controlam para soltar pequenos fluxos é meio suspeito, para dizer o mínimo. Não. Uma sociedade onde praticamente 1% da população rica mundial controla cerca de 90% de todas as riquezas e os 85 opulentos, têm dinheiro igual a 3,5 bilhões de pobres do mundo é uma sociedade doente, de faraós, das quais eles fazem parte e ajudaram a criar.

    Não há nada que eles façam que conserte isso, a menos que parem de ter metas estúpidas de locupletação e suas metas de sucesso não sejam mais medidas pelo distanciamento material e imerecido dos demais seres humanos.

    Hugo

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:22 em 3 de dezembro de 2015:

    Caro Hugo Penteado,

    Fico com a impressão que V. está aprofundando no seu radicalismo. Pelo que sei, ambos começaram modestamente seus empreendimentos, foram criativos, enriqueceram. Ficar somente falando, e não criar alguma coisa, não parece que contribui para nada. Por favor, ajude a fazer algo realmente importante pela sustentabilidade.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: