Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Expressivas na China

10 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo, elaborado por Chun Han Wong e Laurie Burkitt, foi publicado no The Wall Street Journal, informando que o governo chinês revogou o sistema chamado hukou que marginalizava cerca de 13 milhões de pessoas, permitindo regularizar a sua situação, tanto decorrente da falta de seus registros por terem migrado do meio rural para os centros urbanos como por serem filhos irregulares dentro da política de um filho por casal.

Foto de Li Xue, de 22 anos, publicada no The Wall Street Journal. Ela nem podia estudar, pois sua mãe não tinha o seu registro legal em Beijing

Com a revogação da legislação que só permitia um filho por casal, deixando os demais sem registros, ou de migrantes do meio rural para os urbanos sem a devida autorização, 13 milhões de chineses estavam sendo marginalizados pela sociedade. Agora, eles podem ser regularizados pela revogação do hukou, o que pode auxiliar a evitar a elevação exagerada dos salários na China, que retirava a competitividade de muitas empresas.

Esta medida tomada esta semana é considerada por alguns analistas da China como importante para modernizar o sistema político naquele país, que vinha vigorando desde 1950. Xi Jinping resolveu revogar esta situação, segundo a agência noticiosa chinesa Xinhua.

É uma demonstração que, apesar das dificuldades chinesas, medidas importantes estão sendo tomadas, mesmo provocando algumas dificuldades para o ajustamento à nova situação. Com esta situação, estes marginalizados podem gozar dos benefícios para a saúde, bem como educação e emprego.

Vai permitir também a livre mudança do meio rural para o urbano, corrigindo em parte o rápido envelhecimento da população. Espera-se que leve algum tempo para todas as regularizações, mas é o início de um processo para retirar uma discriminação existente na China.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: