Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Índia Amplia Indústria de Armamento no País

4 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Uma notícia publicada no Nikkei Asian Review, elaborada por Go Yamada, informa que o governo de Narendra Modi está incentivando a produção de armamentos na Índia, visando reduzir a necessidade de suas importações e até promover a exportação.

Submarino de ataque a diesel, INS Kalvari, produzido na Índia, na foto publicada no Nikkey Asian Review

Não deixa de ser preocupante que um país ainda pobre como a Índia, que apresenta variadas necessidades de investimentos, esteja ampliando sua indústria de armamentos bélicos, aumentando a corrida armamentista no mundo. As reestruturações militares na China certamente estão no pano de fundo.

A alegação é que a Índia importa 70% dos armamentos que necessita, e a produção local pode substituir a importação e até gerar recursos com a sua exportação. O governo indiano consolida esta indústria que estaria depois dos Estados Unidos, da Rússia, da China e do Japão, inclusive com o aumento da participação de grupos estrangeiros em até 49% do capital.

Passa a produzir os aviões de combate Tejas. Num acordo com a Dassult Aviation francesa, começa a produzir o Rafale. Em setembro passado, contratou o INS Kochi com um estaleiro em Mombai, e o segundo Kolkata, um destróier construído no país, equipado com um radar multifunção, e um sistema de lançamento de mísseis. Ao mesmo tempo, aprovou um acordo de US$ 2,5 bilhões para comprar 25 helicópteros de ataque Apache e 15 Chinook, um helicóptero pesado. É um esforço que chama a atenção.

Estão substituindo os equipamentos obsoletos e fazem parte de um programa de US$ 100 bilhões na Índia para os próximos 10 anos. Produzindo internamente, procura atender as necessidades de importação de petróleo, recursos minerais e semicondutores. A administração Modi emitiu 93 licenças para o setor privado nos últimos 12 meses. Grandes grupos locais estão sendo estimulados para participar do esforço, inclusive em joint ventures com estrangeiros.

Informa-se que estes esforços estão contagiando até Israel para o aumento de sua indústria de armamento. Certamente, há uma corrida armamentista que costuma ser utilizada quando o resto da economia não está muito agressivo, e que acaba ampliando os riscos em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: