Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Acordo de Paris Inicia Nova Fase de Intensos Trabalhos

14 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Avaliadores experientes de conclaves mundiais ficaram otimistas com os resultados obtidos no Acordo de Paris, com intensos trabalhos preliminares executados nos seus bastidores, e, mesmo reconhecendo que pontos vitais ficaram para ser fixados nos próximos anos, mostram-se otimistas com as perspectivas, ainda que os cientistas considerem as providências insuficientes e atrasadas.

image

Acordo de Paris firmado por 195 países

Se líderes mundiais como Ban Ki-moon, secretário geral da ONU; Barack Obama, presidente dos Estados Unidos; Xi Jinping, da China; François Hollande, da França; e até Dilma Rousseff reclamam seus créditos nos resultados obtidos em Paris, considerando como inédito com a adesão de 195 países do mundo, mesmo havendo vozes discordantes, há que se considerar que um passo relevante para o futuro da humanidade foi tomado.

O chanceler francês Laurent Fabius visitou nada menos que 140 diferentes países para realizar reuniões preliminares, inclusive com o Brasil, considerado estratégico entre os emergentes tanto pelo domínio da maior parte da Amazônia como pela fixação de objetivos quantitativos antecipados que estimularam outros países.

Os fracassos anteriores, como o da reunião de Kyoto ou de Copenhagen, com os agravamentos dos problemas climáticos com o seu aquecimento, induziram a todos para assumir o compromisso que fosse politicamente possível.

image

Gráfico constante do artigo no site da Bloomberg mostrando o aumento da temperatura que poderia ter forçado a decisão do Acordo de Paris

Alguns países extremamente poluidores como os Estados Unidos e a China tomaram juntos e previamente uma decisão estabelecendo um acordo para contribuir para o sucesso do Acordo de Paris, diante do quadro dramático que estão enfrentando. Os norte-americanos estão conseguindo alguns resultados, mas os chineses ainda necessitam de tempo.

image

Gráfico publicado no site da Bloombeg, mostrando que os Estados Unidos estão conseguindo a estabilização do lançamento dos seus gases poluentes, enquanto a China os suplantaram como os maiores poluidores do mundo, e ainda necessitam de um prazo para começar a reduzir a sua poluição

A situação mundial continua extremamente preocupante e deve ter forçado os países a estabelecem o Acordo de Paris, que começa a lançar uma luz para o futuro, mas ainda depende nos próximos anos de esclarecimento das metas e mecanismos a serem utilizados, visando a contribuição de todos os países desenvolvidos que comparecerão com recursos estimados em US$ 100 bilhões anuais, para serem aplicados em projetos principalmente de nações em desenvolvimento.

image

Gráfico publicado no site da Bloomberg que mostra que de 1990 a emissão global de gases poluentes aumentaram em 40%

Ainda existe muito trabalho a ser feito, sendo que os efetuados nos bastidores acabam tendo maior importância dos realizados nas cerimônias suntuosas destinados mais para as divulgações. Muitos contribuíram e seus trabalhos estão sendo reconhecidos, como o empenho da ministra brasileira Izabella Teixeira, com uma extensa folha de serviços prestados ao longo de seus 30 anos de atuação no setor para que impasses fossem resolvidos com a ajuda de diplomatas do Itamaraty.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: