Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Impressionante e Determinado Vietnã

28 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

O Vietnã é um pequeno país do Sudeste Asiático com cerca de 90 milhões de habitantes que se tornou independente da China no ano de 938, livrou-se dos franceses e dos japoneses na Segunda Guerra Mundial e derrotou os Estados Unidos com todo o seu poderio militar com uma guerrilha que conhecia o seu terreno, utilizando armas feitas de bambu. Hoje, já conta com cerca de US$ 2 mil de renda per capita e continua crescendo de forma determinada por cinco anos, devendo registrar neste ano um crescimento de 6,68%, superando a previsão 6,55% de seu primeiro-ministro Nguyen Tan Dung e a meta oficial de 6,2%.

clip_image002

Consumidora fazendo compras num supermercado de Hanói no último sábado, conforme foto e notas da Reuters, publicadas no The Japan News

Com a mesma determinação com que manteve a sua independência política, o Vietnã vem registrando um impressionante desenvolvimento econômico nos últimos cinco anos, depois de efetuar as reformas necessárias. Agora, reconhecendo as dificuldades de continuar expandindo suas exportações, volta-se para utilizar o seu mercado interno, com a ajuda de investimentos estrangeiros que procuram o país, utilizando os recursos humanos cujos custos ainda são relativamente baixos, quando comparado com a China, por exemplo.

O crescimento deste ano deve-se não somente ao que foi feito em 2015, mas à acumulação dos esforços feitos nos últimos anos. Esta taxa foi obtida com a ampliação de crescimento da indústria de 9,4% e da construção de 10,8%. As exportações cresceram 8,1%, apesar da queda dos preços do petróleo e do café (é o segundo produtor do mundo, depois do Brasil), e as importações subiram 12%. Os investimentos estrangeiros aumentaram 17,4%.

Os analistas consideram que este país comunista está sendo o mais beneficiado com a futura TPP – TransPacif Partnership, que cobriria 40% do PIB local, mas também temem a instabilidade da economia mundial. Além do TPP, o Vietnã negocia acordos de livre comércio com a União Europeia, Coreia do Sul e a Eurasian Economic Union, liderada pela Rússia.

O governo local projeta um crescimento de 6,7% no próximo ano, e pelo que vem demonstrando conta com todos os recursos para atingi-lo. São exemplos que precisariam ser seguidos por países como o Brasil, que luta com suas dificuldades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: