Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sabor da Vida é um Filme Japonês Tocante de Naomi Kawase

18 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Esta diretora japonesa, Naomi Kawase, desperta muitos admiradores como também existem os que a consideram exagerada no seu sentimentalismo, mas para muitos japoneses existem muitos aspectos comoventes em seus filmes. Lembra alguns clássicos como Tampopo, que trata do empenho para produzir um bom ramen. Neste filme, o centro da história usa o doriyaki, um doce que utiliza o an, uma pasta preparada por um tipo de feijão chamado azuki, utilizada para diversos confeitos.

O cartaz do filme Sabor da Vida

Um pequeno estabelecimento onde um criminoso recuperado trabalha produzindo o doriyaki, um apreciado doce que contém o an, uma pasta doce preparada com azuki, um tipo de soja, é visitado por uma candidata a um emprego temporário, que alega ter 50 anos de experiência no preparo deste importante ingrediente.

Ela fornece uma pequena amostra do produto ao gerente do estabelecimento, que não tem muito talento para o preparo deste confeito, mas necessita trabalhar para pagar a sua dívida decorrente de um crime que cometeu. Ele constata que a porção é de elevada qualidade. A senhora com mais de 70 anos de idade demonstra que é realmente habilitada, preparando o an com muito amor.

Com o uso deste ingrediente, o estabelecimento conquista um grande prestígio, mas desperta a suspeita que a senhora é portadora de uma doença considerada contagiosa que segregava os pacientes no passado. O boato se espalha levando o estabelecimento a uma situação crítica.

Com a visita ao local onde mora a senhora, constata-se que sua experiência decorre de um empenho por 50 anos onde vivem os segregados, ainda que a doença não seja mais considerada contagiosa pelo contato, mas o preconceito se mantém vivo.

Muitos detalhes mostram que esta senhora é uma grande admiradora da cerejeira e sua flor, que nesta versão do filme não conta com toda a sua beleza pela coloração insuficiente. Mas, muitas das paisagens utilizadas são típicas de partes do Japão, o que desperta também a admiração dos seus apreciadores.

O filme é rico em aspectos importantes da cultura japonesa, lembrando os clássicos que tratam de partes das grandes cidades japonesas para onde vão muitos que eram de outras localidades. Acaba transmitindo muito do que é caro para os japoneses.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: