Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sempre o Lado Cômico dos Brasileiros

13 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002A Folha de S.Paulo publica dois artigos, um de autoria de Bela Mengale, referindo à figura do policial federal Newton Ishii, que se tornou famoso por aparecer nas fotos e transmissões das televisões ao lado de detidos nas operações do Lava Jato.

O policial federal Newton Ishii que aparece com frequência ao lado de personalidades detidas na Operação Lava Jato

Os brasileiros tendem a ver o lado cômico até das tragédias, e o policial federal Newton Ishii, por ser o responsável pelos detidos na Operação Lava Jato, acabou se tornando uma figura popular, conhecido como o “japonês bonzinho”. A Folha de S.Paulo dedica dois artigos a esta figura.

Como ele é o executor das prisões nas dependências da Polícia Federal de Curitiba, acaba aparecendo sempre nas fotos e cenas de televisão que procuram informar as detenções de personalidades, mesmo de forma temporária ou preventiva. Como as dependências são limitadas em recursos exigindo até a transferência de alguns para outras localidades, informa-se que o policial acaba tendo contatos com muitos deles, tornando-se até seus confidentes, notadamente sobre as necessidades psicológicas ou de saúde dos detidos.

Para o público que não toma conhecimento de todo o cotidiano destas pessoas, mas somente nas suas chegadas e saídas, acaba permitindo considerações jocosas, transformando-o no mordomo atual dos acontecimentos, com riscos de envolvimentos. Quando personalidades acostumadas aos confortos em suas vidas são submetidas às restrições das dependências da Polícia Federal por longos períodos, ficam abalados de forma natural fisicamente, mas principalmente no aspecto psicológico.

As confidências acabam sendo inevitáveis diante da proximidade, pois os seres humanos tendem a ser sociáveis, e necessitam contatar com outros, principalmente quando estão passando por sofrimentos. As informações é que Newton Ishii costuma ser atencioso, procurando compreender estas necessidades, dentro das limitações de um policial com uma pessoa detida. O que gera alguns tipos de problemas é o fato de muitas informações que deveriam ser mantidas como confidenciais pela Lava Jato estão sendo vazadas selecionadamente, inclusive com cópias de documentos e geram desconfianças sobre todos os envolvidos. Muitas especulações acabam sendo divulgadas, sem nenhuma prova cabal.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: