Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Muito Rápidas na China

7 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Um artigo publicado no site do Nikkei Asian Review mostra como alguns se tornam rapidamente obsoletos, pois os problemas nas bolsas chinesas alteraram totalmente o quadro que havia até o final do ano.

Ampliação dos serviços de café na China

Mesmo os meios de comunicação social, como o ágil Nikkei Asian Review, tendem se tornar obsoletos nos seus artigos sobre a China, quando tratam da redução das atividades tradicionais como das indústrias básicas, tendendo para a ampliação dos serviços para a população local.

Certamente, era o que se esperava até o final de 2015, mas os graves acontecimentos deste ano nas bolsas chinesas tendem a alterar o quadro com grande rapidez. Toda a economia chinesa como seus principais parceiros acabarão sofrendo mudanças com os problemas que estão sendo enfrentados e acabam afetando muitos de forma muito sensível.

Esperava-se que alguns bens com seus preços em queda, como o do petróleo, poderiam apresentar recuperações rápidas com a rápida melhoria da economia chinesa, que estaria ampliando seus serviços, mesmo que as indústrias tradicionais sofressem problemas de prazo mais longo. No entanto, o que pode se esperar é uma tendência atual de espera para verificar quais as consequências de todos os problemas.

grafico

Gráfico constante do artigo do Nikkei Asian Review, que pode sofrer mudanças de tendências

Em condições normais de temperatura econômica, o artigo do Nikkei Asian Review estaria totalmente correto. No entanto, o que está acontecendo nas bolsas chinesas neste início do ano, com consequências no resto do mundo, não é normal, mas violentíssimo.

O que parece mais razoável, no momento, é uma atitude de espera para ver qual o comportamento que haverá no curto e médio prazo. Ainda que a economia chinesa mantenha muito do passado recente, certamente haverá mudanças na margem, que podem refletir situações diversas.

Num prazo mais longo, certamente a economia chinesa voltará a apresentar suas tendências de crescimento, talvez um pouco mais modesto e cauteloso. Mas também haverá necessidade de um tempo para os ajustamentos da economia mundial globalizada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: