Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Futebol e Sua Importância no Mundo

12 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os brasileiros estão mal acostumados com a importância do futebol brasileiro, nem sempre entendendo que se processam importantes mudanças deste esporte no mundo. Ficam surpresos quando os chineses seguem o caminho trilhado pelos japoneses, pois sabem que o futebol é um dos mais importantes instrumentos para a promoção comercial, proporcionando retornos difíceis de serem obtidos por outros meios.

clip_image002

Quatro brasileiros na seleção do mundo de 2015: Neymar, Daniel Alves, Thiago Silva e Marcelo

Muitos analistas admitem que estejam com vieses na avaliação dos jogadores brasileiros, pois quatro deles foram selecionados pela FIFA para a seleção do mundo de 2015. Se não conseguem sucesso na seleção brasileira, parece obvio que as dificuldades estão em outros setores, como seus dirigentes e a sua direção técnica.

Além deles, na escolha feita pelas redes sociais do melhor gol, Wendell Lira, jogador brasileiro pouco conhecido que mal consegue um lugar em equipes modestas, obteve o seu troféu vencendo Messi, Neymar e outros consagrados nomes do futebol mundial, autores de gols de elevada qualidade. Era o seu dia de glória, e foi feliz no uso da imagem de Davi e Golias. Pessoalmente, foi a melhor demonstração da importância do futebol até para modestos jogadores que não são ídolos consagrados.

clip_image004

Wendell Lira recebeu o troféu pelo gol mais bonito de 2015

Quando um campeão brasileiro de 2014 pelo Cruzeiro de Minas Gerais ou muitos campeões de 2015 pelo Corinthians são levados pelas equipes chinesas, tendo condições de participarem da seleção brasileira, muitos ainda acham que se trata somente dos salários dos futebolistas na China, como se os chineses rasgassem dinheiro. Técnicos como Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo são atraídos pelas equipes chinesas, além de outros brasileiros, sendo que muitos estão acompanhados de outros profissionais na sua equipe técnica, todos remunerados adequadamente.

Mesmo sendo divulgado que as equipes chinesas estão proporcionando condições semelhantes aos melhores clubes brasileiros, existem preconceitos e desconhecimentos do que está ocorrendo no mundo. O mundo globalizou-se, jogadores europeus também estão na China, e a televisão leva para lá jogos importantes da Europa como transmite também para o Brasil.

O mercado chinês e asiático é gigantesco para materiais esportivos como de outros produtos. Jogadores brasileiros de futebol são utilizados em campanhas publicitárias de outros produtos, como no Japão, pois são reconhecidos pelo público. O que ainda não é aproveitado pelos empresários brasileiros.

Horácio Coimbra foi pioneiro no uso do Pelé no nome do café, que chegou a mercados como os russos, e sempre afirmava que maravilha seria se cada chinês consumisse por dia uma simples xícara de café, o que significava toda a produção brasileira.

Todos sabem que os chineses perseguem sediar uma das próximas Copas do Mundo de Futebol e contam com a pretensão de serem campeões. Talvez não cheguem lá, mas certamente o futebol também será importante na China, com absoluta certeza, pois grandes empresas estão por trás dos clubes, como no Japão, havendo também uma distribuição dos times pelas grandes cidades.

Parece que os brasileiros poderiam pensar num prazo mais longo, e ver o que está acontecendo no mundo. O futebol brasileiro tem um elevado potencial para ajudar o Brasil a se inserir neste mundo globalizado, proporcionando grandes vantagens para todos os brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: