Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pavilhão Japonês no Ibirapuera Reformado

12 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Quando do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, o governo japonês contribuiu com a construção do Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera, que depois de um longo tempo foi agora reformado.

clip_image001

Sede do Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera

Este Pavilhão originalmente construído em 1954 utilizou as técnicas tradicionais do Japão, como os encaixes das madeiras sem o uso de pregos. Os materiais para a reforma também foram providenciados no Japão e sua reparação demandou somente algumas poucas semanas para ser executada. Portanto, além do seu conteúdo de expressões da cultura japonesa, também na sua construção antigas tecnologias foram transferidas para São Paulo para serem apreciadas.

Algumas revistas estão divulgando, incorretamente, que ela foi inspirada no Palácio Katsura de Kyoto. Esta que ainda é utilizada pela Família Imperial do Japão, mas está aberta para visitação pública e sua característica mais importante é a adequada combinação da arquitetura interior/exterior, que pouco tem de comum com o Pavilhão em São Paulo. Katsura é um grande Palácio com amplos jardins que vai sendo descoberto aos poucos pelos visitantes, pois as visões possíveis são limitadas aos frequentadores nos longos trechos da visita.

O Pavilhão do Ibirapuera é administrado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e deve receber exposições temporárias de cerâmicas, ikebanas, pinturas, bonsais e outras manifestações culturais japonesas para divulgação entre os brasileiros.

O Pavilhão é sempre visitado pelas autoridades japonesas, como os membros da Família Imperial quando das visitas ao Brasil. É um marco importante para estes eventos que procuram mostrar a longa amizade entre o Brasil e o Japão. Apresenta no seu exterior lagos com carpas coloridas, bem como algumas plantas que são muito utilizadas no paisagismo japonês.

clip_image003

Parque do Ibirapuera, construído para comemorar o Quarto Centenário da Cidade de S.Paulo, com a localização do Pavilhão Japonês no círculo vermelho

É um local que merece uma visita tranquila dentro de uma metrópole muito agitada como São Paulo, num parque se tornou de uso habitual da população, que conta com outras instituições culturais e muito utilizado pela população para exercícios físicos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: