Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cheiro de Ilha Fiscal ou Maria Antonieta

22 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Quando o site da UOL noticia que o jantar da comemoração do Oscar deve ter 10 quilos de caviar e 300 lagostas, fica-se com a impressão de estar na beira da festa da Ilha Fiscal ou com a Marieta Antonieta pouco antes da Revolução Francesa.

Foto da iguaria a ser servida na festa do Oscar, constante do site da UOL

A qualidade dos filmes que estão sendo produzidos em Hollywood aparenta uma decadência compensada somente por produções custosas e sistemas de distribuição com intensa publicidade em todo o mundo. Procura-se compensar com acontecimentos atrativos à mídia internacional, como este jantar que aparenta a festa da Ilha Fiscal, na história do Brasil. Ou o comportamento da Maria Antonieta às vésperas da derrubada da Bastilha. Uma completa alienação com os acontecimentos do mundo.

Sempre os filmes de melhor qualidade foram gerados em instalações simples quando seus diretores lutavam com uma equipe modesta, baseado em suas ideias inovadoras e criatividade que superavam as limitações. Quando se observa alguns filmes estrangeiros que acabam ganhando um destaque eventual em alguns eventos cinematográficos, verifica-se que se repetem as limitações do passado. O exagero de facilidades e orçamentos não aparenta ter uma correlação com a qualidade.

Também a quantidade não parece estar correlacionada com a qualidade, tanto que a Índia é a maior produtora do mundo, atendendo as demandas do mundo asiático, o que aconteceu também com produções específicas em grande número em Hong Kong.

Pode aparentar certo saudosismo, mas a Itália no pós-guerra apresentou alguns filmes de qualidade com orçamentos modestos que até hoje são lembrados e repetidos. Em outros países, também a criatividade teve que superar as limitações dos recursos técnicos. Como em muitos outros casos, inclusive no período mais produtivo da Música Popular Brasileira, parece que os desafios das limitações acabam aguçando a criatividade dos verdadeiros artistas.

Tudo isto pode aparentar a esperança que as dificuldades presentes, que não se restringe ao Brasil, podem propiciar um novo ciclo de grande criatividade nas artes mundiais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: