Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exportação de Agrícolas, Florestais e da Pesca do Japão

2 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002A impressão de quem vive no exterior é que a importação de produtos agrícolas, florestais e da pesca é elevada, enquanto suas exportações são insignificantes, mas não é o que pode se concluir com dados como os divulgados num artigo do Yomiuri Shimbun.

Gráfico constante do artigo publicado no The Yomiuri Shimbun

Ainda que a importação de produtos agrícolas, florestais e da pesca do Japão seja cerca de 20% acima de sua exportação, o gráfico acima registra um crescimento destes produtos japoneses colocados no exterior, como uma preparação de sua participação no TPP – TransPacific Partnership.

A tendência dos analistas é considerar que o setor rural do Japão não é competitivo e tem que importar muito, principalmente da China. No entanto, os dados japoneses divulgados mostram que ele está aumentando sua exportação, visando uma participação eficiente no TPP – TransPacific Partnership, possivelmente com produtos mais sofisticados, chegando a cerca de US$ 6 bilhões, crescendo nos últimos anos.

O artigo publicado pelo Yomiuri Shimbun informa que isto decorre da popularidade dos produtos alimentícios japoneses, notadamente em Hong Kong, China e Coreia do Sul. O governo japonês estabeleceu a meta de chegar em 2020 a uma exportação de um trilhão de yens, que seria mais de US$ 8 bilhões, dentro do TPP.

Entre os produtos que se destacam figuram o missô (molho de soja fermentada), o shoyu (molho líquido de soja) e o saquê (bebida produzida a partir do arroz). Entre os produtos de pesca, destacam-se as vieiras e as cavalas. Entre as frutas e assemelhadas, estão as maçãs, carne e chá verde.

Os produtos alimentícios japoneses são considerados saudáveis e estão fazendo sucesso nos países vizinhos asiáticos, mostrando que, mesmo com o TPP, sua balança comercial continuará interessante até nestes produtos, havendo vantagens entre os produtos industriais e serviços.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: