Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Início das Floradas das Cerejeiras no Japão

20 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Depois do longo inverno, o povo japonês aguarda com ansiedade a chegada das floradas das cerejeiras, que neste ano está ocorrendo uma semana mais cedo quando comparado com o ano passado. Kawazu, na província de Shizuoka, é famosa por ser mais precoce e ter uma longa duração.

clip_image002

Foto constante da matéria publicada no Asahi Shimbun, que se refere ao dia 18 de fevereiro de 2016

É o início da primavera no Japão. Antes, só começava a aparecer as primeiras floradas do “ume”, uma ameixeira com poucas flores, mesmo com algumas neves e poucas folhas, mas que tem uma beleza pela sua simplicidade. As floradas das cerejeiras são exuberantes, e esta conhecida como Kawazu Zakura se estende por mais de 4 quilômetros ao longo do rio Kawazugawa, compreendendo cerca de 800 árvores. Os japoneses costumam saudar o evento com uma festa chamada “hanami”, ou seja, apreciar as flores estendendo suas esteiras no chão, servindo saquê e alguns petiscos, num alegre convívio.

O clima ainda pode estar frio, até com pequenas nevascas, mas não importa. As roupas de inverno são recolhidas e as da nova estação começam a ser utilizadas, mesmo que se sinta um pouco de frio, principalmente para aqueles que estão acostumados com regiões tropicais.

Estes sakuras mais duradouros não são os mais apreciados pelos japoneses, pois os de curta duração, com pétalas caindo com o vento, são considerados mais poéticos, refletindo a filosofia japonesa de que a vida é frugal, passageira. As floradas costumam começar no sul do Japão, nas províncias como de Okinawa, que tem uma variedade mais duradoura de cerejeira. Vão evoluindo para o norte, e são acompanhadas ansiosamente pelos jornais e pela televisão, estimando-se quando devem chegar aos locais onde habitam.

Em Kawazu, o festival vai até 10 de março próximo, com cerca de 150 barracas na cidade, com produtos especiais e locais que são elaborados diariamente. Vale uma viagem pela região, pois a província de Shizuoka está cheia de outros atrativos, e também muitos brasileiros moram em suas cidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: