Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Informações Adicionais Sobre o Matchá

17 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002O excesso de divulgações comerciais sobre os diferentes usos do matchá parece estar provocando algumas distorções, esquecendo-se de que o seu uso começou nas cerimônias de chá, que se destinavam para introspecções, visando o aperfeiçoamento das funções mentais.

As cerimônias de chá são complexos ritos repletos de protocolos, com várias “escolas” para a sua prática, sendo mais para a alma do que para o corpo

O matchá utilizado nestas cerimônias também exige cuidados no seu preparo, sendo um pó verde, decorrente de brotos tenros de chá verde colhidos nas sombras. Não são utilizados nas infusões como nos outros chás, mas batido dentro de uma fina cerâmica, formando uma espécie de espuma, com um instrumento especial.

clip_image003

O preparo do chá para as cerimônias

Há todo um rito para se apreciar o matchá nestas cerimônias, desde a forma da entrega da cerâmica com o seu conteúdo, a apreciação da qualidade desta cerâmica com alguns giros até ser sorvido lentamente, apreciando todo o seu sabor.

clip_image005

Os chás das cerimônias diferem das infusões normais

Normalmente, é acompanhado de um confeito de sabor suave, mas sempre elegantes, para provocar um leve contraste na boca.

clip_image007

Estes confeitos para acompanhamento não são necessariamente elaborados com matchá

São muitas as informações sobre os efeitos benéficos para a saúde do matchá, que, além de conter um estimulante como a cafeína, incorpora outros componentes que funcionam como poderosos antioxidantes. Hoje, muitos outros materiais são produzidos tendo como componente o matchá.

Mas o matchá é também servido como uma bebida nobre, sem necessariamente estar acompanhado de todo este protocolo, servindo somente como uma forma de transmitir que os convidados são bem-vindos.


2 Comentários para “Informações Adicionais Sobre o Matchá”

  1. Juliana Cruz
    1  escreveu às 20:50 em 27 de março de 2016:

    Muito legal saber disso. As vezes aqui no Brasil a gente acaba não dando valor aos momentos de comer e beber, e eu acho perfeito, lindo as preparações e saber as histórias que se tem por trás até mesmo de um chá em outro país.

    Grande abraço querido Paulo Yokota.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 12:01 em 28 de março de 2016:

    Cara Juliana Cruz,

    Muito obrigado pelo uso do site. Todos nós sempre temos algo a aprender.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: