Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações nos Oshibori no Japão

15 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Informa-se que a cultura japonesa sempre foi boa no aperfeiçoamento de conhecimentos de outros países como a da China, sendo que somente o oshibori, a famosa toalha para uma rápida limpeza das mãos, é uma invenção original do Japão. Agora, divulga-se que suas melhorias estão sendo bem aceitas por turistas e estrangeiros, bem como no mercado japonês.

Oshibori de papel perfumado e colorido, numa foto de um artigo no The Yomiuri Shimbun

Os oshiboris começaram a ser utilizados nos restaurantes, na forma de pequenas toalhas quentes no inverno e frias no verão, muito convenientes para os clientes que vinham de fora, para uma limpeza rápida das mãos. Suas conveniências foram tamanhas que os aviões, inicialmente dos japoneses, ofereciam aos passageiros, uma facilidade que acabou se adotando em todo o mundo, inclusive em lenços de papel brancos ligeiramente perfumados, em embalagens adequadas, com alguns detergentes leves.

Agora, anunciam-se importantes inovações que permitem sejam coloridos, com mensagens elegantes, chegando a fazer sucesso até nas residências quando se recebe convidados para uma refeição. Os japoneses costumam ter a mania da higiene, e os convidados vindos da rua podem ter suas mãos contaminadas levemente por terem tocados em objetos variados, até notas e moedas.

O que está se observando é que estes oshiboris dão um toque de elegância com seus coloridos, podendo compor uma mesa nos seus arranjos. Todos sabem que os japoneses entendem que os alimentos devem ter uma bonita apresentação, que ajuda a dar uma sensação de melhor sabor. O ambiente pode ser melhorado com um ikebana ou uma pintura contendo uma poesia, no lugar mais nobre da casa, chamado tokonomá.

Fazer os convidados ficarem com uma boa impressão faz parte de uma recepção elegante, sem nenhum exagero. Um oshibori elegante ajuda, certamente, nesta composição do quadro.

clip_image004

Outro exemplo de um oshibori impresso, podendo se contar com muitas alternativas

As possibilidades de impressões nestes tipos de papel permitem também alternativas, até nas audiências num escritório, onde se costuma servir um chá de qualidade. Estas considerações com os visitantes, clientes e amigos fazem parte da cultura dos japoneses.


2 Comentários para “Inovações nos Oshibori no Japão”

  1. Setsuko Watanabe
    1  escreveu às 08:31 em 17 de fevereiro de 2016:

    Realmente, o uso de Oshibori qualifica o momento de compartilhar as refeições com os amigos ou em ambientes de negócios no momento de descontração para saborear um chá.
    Com delicadeza , estão implicitas as intenções de uma interação que promove ambas as relações.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:03 em 17 de fevereiro de 2016:

    Cara Setsuko Watanabe,

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: