Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Usos do Chocolate

18 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002O Brasil já foi o produtor mais importante do cacau, matéria-prima básica utilizada para a produção do chocolate, cujo uso está se diversificando.

O cacau originário da Amazônia

Pelo que se sabe, o cacau é originário da Amazônia onde era nativo na floresta com algumas variedades diferentes pelas suas muitas regiões. Quando se iniciou a sua produção comercial com o seu cultivo, desenvolveram-se algumas pragas como a vassoura da bruxa e a podridão parda, que obrigou a transferência de sua produção para a Bahia e a criação da CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. Outros países produtores, como os da África, conseguiram melhores condições, passando a suprir os produtos de chocolates da Europa de forma competitiva.

Agora, noticiam-se algumas produções especiais de chocolate de qualidade a partir do cacau brasileiro, que pode voltar a ser competitivo no mercado internacional. Informa-se, de outro lado, uma tendência para a diversificação do seu uso de formas variadas, como sempre ocorre com produtos alimentícios. O The New York Times informa que está se disseminando o uso do chocolate com pimenta.

clip_image004

Foto do chocolate peppermint bars publicado no The New York Times

O McDonald’s procura diversificar os produtos que oferece em todo o mundo diante da queda de vendas de alimentos considerados inconvenientes para a saúde. Noticia-se que no Japão estão lançando a batata frita com chocolate para atrair os jovens.

clip_image005

Foto de uma propaganda das fritas com chocolate no Japão

O fato concreto é que, reconhecendo as qualidades nutrientes constantes do chocolate de qualidade, procura-se substituir os açúcares por produtos com conteúdos elevados de cacau, como os amargos e meio amargos.

clip_image007

Chocolates com alto teor de cacau e menos açúcares, inclusive alguns orgânicos

Com o aumento das preocupações com a saúde, há indicações que a biodiversidade brasileira pode oferecer produtos saudáveis nas muitas formas de chocolate que atendam as demandas crescentes das populações de todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: