Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Pargo é Festivo na Gastronomia Japonesa

25 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image001Ainda que muitos peixes sejam utilizados na gastronomia japonesa de formas diferentes no seu preparo, normalmente nas festas como casamentos, aniversários e algumas comemorações acabam sendo destacados os pargos, por serem um símbolo da felicidade, além de muito saborosos. Servidos inteiro num prato, acabam dando uma ótima impressão.

Foto do pargo no sal, constante do artigo do Asahi Shimbun

O pargo preparado na forma grelhada com sal (o preferível é o grosso, mas podem ser utilizados os comuns), ajuda a manter o seu líquido, para não ficar seco. Muitos recomendam deixar as escamas e outros deixam suas vísceras, mas a chef de Kobe, Hiroko Sakamoto, recomenda que um ovo as substituam, ficando como um preparado nas termas (onsen tamago).

Outros peixes inteiros podem também serem utilizados, mas o pargo com sua coloração rosada parece mais festivo, o que pode ser decorrente das memórias da adolescência. Existem muitos povos que utilizam o jornal para servi-lo, um costume muito antigo.

O sal é utilizado para preservar o seu sumo e não para salgar, e as escamas podem ajudar neste processo. Mas, há os que deixam o sal formar uma espécie de invólucro, e o peixe é cozido com o vapor que fica dentro.

Hoje, no Brasil, estes tipos de preparo são conhecidos somente pelos chefs com longas experiências no Japão, pois tudo está ficando mais simplificado, sendo simplesmente grelhados com sal, sem se preocupar com o seu sumo, que é muito relevante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: