Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pescadores Japoneses Afetados Pelos Testes Atômicos

22 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image001O jornal Asahi Shimbun está publicando um artigo no seu site informando que tripulantes de barcos pesqueiros japoneses desenvolveram doenças cancerígenas ou cardíacas após serem expostos às precipitações dos 67 testes de bomba de hidrogênio dos Estados Unidos realizados no Atol de Bikini e nas Ilhas Marshall, entre 1946 a 1958.

Pássaros de origami e mensagens pedindo paz e a abolição das armas nucleares são exibidos ao lado do Nº 5 Fukuryu Maru, um barco de pesca de atum exposto à precipitação de um teste nuclear norte-americano em 1954, no Nº 5 Fukuryu Maru Exhibition Hall em Koto de Tóquio Ward em janeiro (Toshiyuki Hayashi). Foto publicada no artigo do Asahi Shimbun.

As reivindicações envolvem cinco ex-membros da tripulação e dois parentes dos falecidos. O grupo pode aumentar de número, pois muitos pescadores japoneses ficaram sujeitos às radiações destes testes das bombas de hidrogênio.

O caso dos tripulantes do Fukuryu Maru nº 5, foi o primeiro caso que o governo japonês admitiu até agora, do teste realizado em 1º de março de 1954. Um deles morreu seis meses depois do incidente. Os requerentes sofreram de câncer, infartos, acidentes cerebrais, entre outras doenças, sendo atribuído às exposições às radiações.

Os cinco tripulantes foram constatados que suas doenças eram decorrentes das radiações pelos exames de seus dentes, efetuados pelo professor Shin Toyoda, da Universidade de Ciências de Okayama. O quadro é o mesmo dos sobreviventes do bombardeiro de Hiroshima, para os que estavam a um distância de 1,6 quilômetros do local da explosão.

Outros tripulantes também sofreram declínio dos glóbulos brancos, constatados nos exames de sangue. Está se organizando um grupo de suporte a estas vítimas semelhantes aos das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.

Sabe-se que cerca de mil embarcações passaram por esta situação, sendo que 270 provenientes da província de Kochi. Está solicitando-se que as companhias de seguro assistam a estas vítimas.

Esepra-se que estes testes sejam suspensos, pois atualmente está se repetindo na Coreia do Norte.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: