Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisa de Opinião Feita Pelo Asahi Shimbun

17 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

Há que se admitir que muitos estrangeiros que vivem no Japão apresentam problemas para suas adaptações a uma cultura muito diferente, assunto que preocupa a todos diante do mundo globalizado.

clip_image001

Resumo da pesquisa que indica resistências dos japoneses ao aumento de estrangeiros no Japão, publicado no Asahi Shimbun

Com uma cultura moldada por um longo período vivendo num arquipélago, os japoneses apresentam dificuldades para o aumento de estrangeiros no país, ainda que sua população esteja decrescendo e envelhecendo. A pesquisa efetuada mostra que mais da metade dos leitores do Asahi Shimbun se mostram contrários a até aceitarem trabalhadores estrangeiros no Japão, o que é lamentável.

Muitos japoneses (40%) esperam que os estrangeiros entendam a cultura japonesa para poder morar no Japão, enquanto menos entendem que o país também precisa se empenhar a entender culturas estrangeiras (25%). Outros entendem que os governos e as comunidades locais devem apresentar oportunidades para que os estrangeiros aprendam os costumes japoneses (17%).

Os japoneses que moram no exterior ou tiveram estas experiências são mais abertos às culturas estrangeiras. Se desejar trabalhadores estrangeiros, alguns entendem que o Japão deve criar oportunidades para tanto. Muitos reconhecem que o idioma japonês dificulta a integração dos estrangeiros.

Mesmo os estrangeiros que moram há muito tempo no Japão entendem que suas situações continuam precárias. Ainda que admirem coisas do país, acham que, em relação ao trabalho, levam grande desvantagem comparados aos locais.

Muitos reconhecem que o Japão só pensa nos estrangeiros enquanto eles podem ajudar os japoneses em algumas tarefas mais duras, como cuidar dos seus idosos dependentes.

Numa avaliação geral, ainda que existam restrições em qualquer país com relação aos estrangeiros, parece que entre os japoneses ela ainda continua mais acentuada devido a longa cultura desenvolvida num arquipélago, com restrições mesmo aos povos vizinhos.


4 Comentários para “Pesquisa de Opinião Feita Pelo Asahi Shimbun”

  1. Simone Silva
    1  escreveu às 19:34 em 18 de fevereiro de 2016:

    Blogueiro,
    O Japão é um país machista e caracterizado pela xenofobia. Não podemos nos esquecer, também, das maldades cometidas pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial. Eles, agora, querem tomar as riquezas do continente africano. Muitas empresas nipônicas estão tomando terras brasileiras para plantar soja etc. Aliás, eles estão pescando todos os nossos atuns. E o senhor ainda cria este blog?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:57 em 18 de fevereiro de 2016:

    Cara Simone Silva,

    Tenho a impressão que com seus preconceitos será muito difícil de conseguir algum avanço nos seus precários conhecimentos. Tanto o Japão como o Brasil, bem como todos os países possuem aspectos negativos e positivos e ninguém chegou onde estão sem muito trabalho. Tenho a impressão que o Japão não tem nenhuma vocação imperialista, mas acho que recomendar algum estudo não vale muito a pena. Haja paciência!

    Paulo Yokota

  3. Olavo Alves
    3  escreveu às 16:13 em 20 de fevereiro de 2016:

    A Simone Silva, com certeza, não é leitora assídua do blog Ásia Comentada. Do contrário, jamais desenvolveria um raciocínio tão limitado. Uma pena!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 14:18 em 22 de fevereiro de 2016:

    Caro Olavo Alves,

    Sempre existem pessoas que alimentam preconceitos, lamentavelmente. Obrigado pelo seu comentário.
    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: